Cascavéis mudam a frequência de seus chocalhos para enganar seres humanos

Mateus Marchetto
Imagem: Foto-Rabe / Pixabay

As cascavéis tem a capacidade de chacoalhar suas caudas e criar um som de chocalho de gelar a espinha. Pesquisadores descobriram agora, por conseguinte, que os animais podem mudar a frequência de seus chocalhos para enganar o ouvido humano.

Para avaliar o impacto da frequência dos chocalhos sob nossas percepções humanas, primeiramente, os pesquisadores gravaram sons das cobras. Estes áudios foram gravados conforme um boneco imitando um humano se aproximava dos animais. Como era de se esperar, a frequência dos chocalhos aumentava significativamente conforme a distância diminuía.

line 4180802 1920
Imagem: Michael Kleinsasser / Pixabay 

Contudo, o estudo contou com uma segunda etapa. Nesta parte os pesquisadores pediram para que voluntários usassem óculos de realidade virtual e andassem por um campo gramado virtual. Durante esse estágio, os pesquisadores tocaram os áudios das serpentes, comparando a distância dos voluntários a uma serpente virtual.

O som, aliás, correspondia com o que as cobras fizeram dependendo da distância do invasor. A partir disso os autores puderam observar que os voluntários perceberam as cobras virtuais muito mais próximas do que elas realmente estavam. Em média, uma cobra a 4 metros de distância foi notada como estando a apenas um metro.

Nessa distância crítica também houve um salto na frequência do som: de 40 Hz para até 100 Hz.

O chocalho das cascavéis também serve para comunicação

Apesar de serem grandes predadores, as cascavéis também têm predadores naturais. Portanto, fazer barulho com o chocalho o tempo todo não é exatamente uma boa ideia na natureza.

Por outro lado, cascavéis têm ótimas camuflagens e habitam lugares abertos como campos e desertos. Então o chocalho também serve para que grandes animais não as pisoteiem até a morte. Pesquisadores acreditam que principalmente bisões podem ter criado uma pressão evolutiva para o chocalho alto das cascavéis.

Fato é que o chocalho é uma ameaça muito útil para nós seres humanos. Outras serpentes como as jararacas, ficam também bastante camufladas na vegetação e ainda assim não avisam sua presença. Frequentemente humanos percebem a cobra quando já é tarde demais. Levando isso em consideração, as cascavéis são até que bastante gentis.

rattle snake 271945 1920
Imagem:  Debbie Walkingbird / Pixabay 

Assim como qualquer outro animal, ademais, as cascavéis só atacam seres humanos quando se sentem ameaçadas. Portanto, é de extrema importância levar o aviso sonoro dos animais a sério. As cascavéis são animais essenciais para o ecossistema e podem ser altamente agressivas, especialmente no caso de fêmeas grávidas ou com filhotes.

Ainda assim, o desrespeito do espaço do animal faz com que as cascavéis estejam entre as principais causadoras de acidentes fatais relacionados a serpentes. É claro também, vale ressaltar, que matar estes animais não resolve o problema, uma vez que, como dito, elas são essenciais para o ecossistema.

Ademais, na grande maioria dos casos, são humanos que desrespeitam o espaço da cobra, se aproximando demais ou tentando manejar o animal, por exemplo.

A pesquisa está disponível no periódico Current Biology.

Compartilhar