Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Arqueólogos descobriram uma carruagem de quase 2.000 anos em Pompeia

carruagem pompeia
A plataforma de madeira e o eixo da carruagem agora apodreceram; para preservar as formas dos artefatos, os arqueólogos injetaram gesso nos vácuos. (Parque Arqueológico de Pompéia)

Arqueólogos descobriram uma carruagem de quatro rodas bem preservada sob as cinzas de Pompeia. Ela tem quase 2 mil anos. Segundo os pesquisadores, é praticamente um milagre o veículo não ter caído nas mãos de saqueadores.

O cemitério vulcânico de Pompeia mineralizou as partes de madeira da carruagem e preservou vestígios de materiais orgânicos, como cordas e decorações, de acordo com a Live Science.

A carruagem estava alojada nos estábulos de Civita Giuliana, uma das maiores vilas destruídas pela erupção do Vesúvio. Anteriormente, os arqueólogos encontraram três cavalos lá.

Continua depois da publicidade

A carruagem cerimonial puxada por cavalos tinha quatro rodas e era feita de ferro, bronze e madeira. (Parque Arqueológico de Pompéia)

De acordo com funcionários do Parque Arqueológico de Pompeia, em outras circunstâncias, a carruagem, preservada em condições quase perfeitas, poderia cair nas mãos de saqueadores modernos. Os caçadores de antiguidades cavaram túneis em ambos os lados da carruagem, possivelmente levando itens preciosos. No entanto, as paredes desabadas da villa e o telhado desabado esconderam a carruagem deles. Surpreendentemente, as paredes e o teto desmoronados não danificaram o veículo.

Entre as decorações da carruagem cerimonial estão medalhões de sátiros e ninfas associados a Eros, o deus grego do desejo e do sexo. (Parque Arqueológico de Pompéia)

Os arqueólogos já encontraram carruagens romanas antes (inclusive em Pompeia), mas esta é especial. Essa carruagem cerimonial, chamada Pilentum, era usada em festivais e desfiles. Ele retrata sátiros e ninfas, indicando seu possível uso em cerimônias de casamento da classe alta para transportar a noiva.

“É uma descoberta extraordinária para o avanço do nosso conhecimento do mundo antigo”, declarou, em um comunicado, Massimo Osanna, Diretor do Parque Arqueológico de Pompeia. “Em Pompeia foram encontrados, no passado, veículos usados ​​para transporte, como o da Casa de Menandro, ou as duas carruagens descobertas na Villa Arianna (uma das quais pode ser admirada no novo Antiquário Stabian), mas nada como a carruagem Civita Giuliana.”

Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...