Cão selvagem da Amazônia corre risco de desaparecer

Erik Behenck
Cão selvagem da Amazônia é um animal quase desconhecido

O cão selvagem da Amazônia, um animal de orelhas curtas, é uma espécie rara que vive nessa região, aliás, é um dos cães mais subestimados do mundo. Recentemente um novo estudo concluiu que o seu status deve ser considerado vulnerável e não “quase ameaçado”, como vinha sendo tratado.

Quando olhamos para a floresta amazônica pensamos em uma rica biodiversidade, mas que vem sendo cada vez mais ameaçada pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta. Assim, os animais em extinção podem parecer exóticos, como onças e macacos. Mas, não somente eles, como também alguns tipos de cães podem desaparecer.

Conheça o cão selvagem da Amazônia

O cão selvagem da Amazônia possui orelhas curtas, como já contamos, pertencendo a família dos cães, mas não faz parte do gênero Canis, como os cachorros e os lobos. Pelo contrário, ele faz parte de uma espécie única, conhecido cientificamente por Atelocynus microtis.

Os pesquisadores sabem que esse animal vive na região amazônica, mas não conhecem muitos detalhes sobre o seu comportamento e evolução. Além disso, conseguiram descobrir que o cão selvagem da Amazônia está perdendo seu habitat natural e até 2027 pode perder 30% de sua população devido ao desmatamento. Essa é uma estatística positiva.

LEIA TAMBÉM: América do Sul abriga mais de 2,5 mil espécies de sapos, rãs e pererecas

Eles vivem principalmente na região sul do rio Amazonas. Assim, 40% em áreas desprotegidas e 60% em áreas da bacia amazônica. A partir disso, os pesquisadores começaram a cruzar dados para identificar em quais áreas da Amazônia poderiam viver.

Com essas informações, seria possível estimar a faixa atual do cão e identificar como eles podem mudar de local devido ao desmatamento. Ademais, os pesquisadores utilizaram uma rede de câmeras para identificar como está a cobertura da floresta no local onde vivem esses animais.

Assim, a pesquisa pode mostrar que as florestas fragmentadas não exercem o mesmo papel do que as florestas exuberantes e intocadas. Dessa forma, não conseguem armazenar carbono de maneira tão eficiente, absorvendo até 22% menos. Em resultado, elas possuem menos controle sobre o aquecimento global.