Canteiro elevado: tudo o que você precisa saber para ter um

Alessandra Martins
Imagem: Canva

Quando se trata de construir um canteiro elevado, você precisa escolher o tamanho e o local certos para ele. Meça o espaço que planeja usar e considere fatores como luz solar e tipo de solo. Certifique-se de que esteja em um terreno relativamente plano para a rega poder ser feita uniformemente em todo o jardim. 

Também é importante considerar quanto trabalho será necessário para preparar o espaço e se você precisará de uma mão de obra especializada — isso pode envolver o levantamento de objetos pesados ou a remoção de vegetação existente para ampliar a área de plantio.

Crie a moldura do seu jardim de canteiro elevado

Antes de começar a cavar e construir o espaço que servirá como “cama”, construa uma estrutura usando madeira durável, como madeira tratada com pressão. Isso ajudará você a planejar a área do seu jardim com mais facilidade e garantir que ela esteja nivelada e segura. Ao escolher a profundidade da estrutura, decida a profundidade que você gostaria que o solo tivesse para suportar o crescimento das plantas

canteiro - Imagem: Canva
Imagem: Canva

Geralmente, os canteiros elevados devem ter no mínimo 15 a 20 centímetros de profundidade, até 43 centímetros de profundidade para plantas mais altas. Certifique-se de usar parafusos ou porcas fortes e selar as juntas do encanamento com calafetagem para não entortarem com o tempo.

Prepare bem o solo antes de plantar

Agora que a estrutura do seu espaço está montada, você pode começar a preparar o solo para o plantio. Comece removendo todas as plantas ou grama da superfície e, se necessário, cave mais fundo para soltar o solo compactado. Adicione uma camada de material orgânico, como composto, esterco e/ou cobertura morta para fornecer nutrientes adicionais ao solo. Se necessário, use uma pá ou enxada para misturar com o solo existente. 

Depois disso, quando esta etapa estiver concluída, você estará pronto para plantar! Certifique-se de pesquisar as plantas ideias para o clima da sua região, para que elas cresçam melhor em seu canteiro elevado. 

Selecione os vasos para seus canteiros elevados

Após terminar de preparar o solo, é hora de selecionar os vasos que serão usados, lembre-se que algumas plantas serão plantadas direto no solo e outras precisam de vaso, por pelo menos um período. Escolha um material adequado ao seu clima e tipo de solo para garantir o crescimento ideal de suas plantas. 

Imagem: Canva
Imagem: Canva

Se você mora em uma área com invernos mais frios, considere usar plástico ou metal para manter o solo isolado e aquecido. Para climas mais quentes, vasos de terracota ou cerâmica são ótimas opções, pois mantêm o solo fresco e protegido melhor do que outros materiais. Também é importante considerar a profundidade do seu vaso, com relação ao tipo de planta escolhido. Consulte sua loja de jardinagem local ou pesquisa on-line para determinar a profundidade ideal dos vasos.

Preencha os canteiros com o solo e fertilizante 

Após escolher a profundidade ideal para o seu canteiro elevado, é hora de enchê-lo com terra. Certifique-se de usar solo de jardim rico em matéria orgânica e nutrientes para dar às suas plantas a melhor chance de crescer bem. Considere adicionar uma fina camada de composto orgânico ou húmus de minhoca no topo do solo antes de plantar para dar um impulso extra a nutrição das suas plantas. 

Além disso, você também pode espalhar fertilizante ao redor da borda da cama para nutrição adicional e promover um crescimento saudável das plantas, que no caso de hortaliças precisam de grande disponibilidade de umidade de nutrientes. 

Compartilhar