Um novo estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que beber café antes dos exercícios pode maximizar a quantidade de gordura queimada durante o treino.
O estudo apontou que apenas 3 miligramas de cafeína já são o suficiente para aumentar a taxa de queima de gordura durante exercícios aeróbicos. Para chegar a estes resultados, a equipe de pesquisa coletou dados de 15 voluntários do sexo masculino com idade média de 32 anos. Nos voluntários, a dose de café mostrou aumentar a taxa máxima de oxidação de gordura (MFO, uma medida de quão eficientemente o corpo queima a gordura) em uma média de 10,7% pela manhã e 29% à tarde.
Durante quatro semanas, os 15 voluntários do estudo passaram por quatro testes em ordem aleatória: eles receberam um placebo às 8h, um placebo às 17 horas, ou um suplemento de cafeína às 8h e um suplemento de cafeína às 17 horas.
Em testes de ciclismo subsequentes, depois que o estimulante ou o placebo foram administrados, a capacidade de queima de gordura do corpo de cada um dos voluntários foi medida, mostrando o impacto que a cafeína causou na MFO. O consumo máximo de oxigênio também foi aumentado, assim como a intensidade do exercício que desencadeou o MFO.
O estudo em questão se utilizou de uma amostra muito pequena (somente 15 voluntários), portanto, é importante não se precipitar tomando uma conclusão muito ampla. Mas fica claro que há uma relação entre a ingestão da cafeína e o aumento na taxa de queima de gordura durante as atividades físicas realizadas.
Se você está se perguntando como tirar o máximo proveito de sua rotina de exercícios regulares em termos de queima de gordura, este estudo fornece algumas dicas: uma xícara de café antes do próximo treino pode trazer alguns benefícios.