Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Relatório da ONU: estamos bebendo água contaminada com bactérias e microplásticos

Partículas de microplásticos com “biofilmes” lotados de bactérias causadoras de doenças e que já podem estar entrando em nosso intestino contaminaram o abastecimento de água potável em todo o mundo, alertou um importante relatório da ONU.

Microplásticos são uma grande preocupação, uma vez que foram detectados em águas marinhas, águas residuais, água doce, alimentos, ar e água potável, tanto em água engarrafada quanto em água encanada.

Agora, pela primeira vez, a OMS examinou os potenciais impactos na saúde humana da exposição a microplásticos através da água potável.

Continua depois da publicidade

Algumas das principais descobertas incluem a revelação de que partículas microplásticas  maiores que 150 micrômetros, provavelmente sairão de nossos corpos sem causar grandes danos.

No entanto, partículas menores poderiam ser absorvidas por nossos órgãos.

LEIA TAMBÉM: Cientistas estimam que consumimos cerca de 70.000 partículas de micro plástico por ano

Continua depois da publicidade

O estudo também sugere que os microplásticos têm o potencial de transportar bactérias causadoras de doenças e ajudar as bactérias a se tornarem resistentes aos antibióticos.

Essas informações foram coletadas através da revisão de literatura sobre todos os estudos científicos realizados sobre a ocorrência de microplásticos no ciclo da água.

Os especialistas da OMS examinaram e avaliaram a qualidade e relevância de todos os estudos que encontraram durante esse processo.

Continua depois da publicidade

Também reuniu evidências sobre os possíveis impactos à saúde decorrentes da exposição a microplásticos e a remoção de microplásticos durante o tratamento de águas residuais e de água potável.

Com base nos dados existentes, o risco para a saúde representado pelos microplásticos é considerado baixo, porque é improvável que as partículas com mais de 150 micrômetros sejam absorvidas pelo corpo humano através do intestino.

LEIA TAMBÉM: A amazônia morrerá! E a culpa é nossa

Continua depois da publicidade

O relatório recomenda que os fornecedores e reguladores de água potável priorizem a remoção de bactérias causadoras de doenças e substâncias químicas nocivas do abastecimento de água, pois isso também removeria os microplásticos da água potável.

Descobriu-se também que os tratamentos existentes são muito eficazes para removê-los da água potável.

Até 90 por cento dos microplásticos podem ser removidos através de tratamentos de água comumente usados ​​para evitar a contaminação fecal, sendo a filtração o método mais eficiente.

Continua depois da publicidade

Os cientistas esperam que a absorção de partículas menores seja baixa, mas disseram que os dados relativos à absorção e distribuição de nanopartículas de plástico são extremamente limitados, pois ainda existem poucos estudos acerca desse problema.

Os autores também citam o problema de classificar os microplásticos, já eles vêm de uma infinidade de materiais e tamanhos diferentes.

Em última análise, a melhor solução é parar de poluir o mundo com plásticos, diz o relatório.

Continua depois da publicidade

FONTE / Daily Mail

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...