As 7 aves mais rápidas do mundo

Wellington Reis
Um falcão peregrino em um voo de mergulho espetacular.

Definir quais as aves mais rápidas do mundo pode ser mais complexo do que você imagina. Afinal, existem algumas maneiras diferentes de medir a velocidade de voo de uma ave: o voo nivelado, ou seja, a velocidade necessária para voar em linha reta; e voo de mergulho, ou seja, a velocidade em que a ave mergulha para matar sua presa. Este último tipo de voo é geralmente muito mais rápido, mas, por razões óbvias, ele só pode ser sustentado por alguns segundos de cada vez. Complicando a questão é que muitas espécies são classificadas de acordo com a maior velocidade de voo individual registrada e não com a velocidade de voo média. Este artigo levará em conta todos os fatores ao listar as aves mais rápidas do mundo.

7. Ógea

A ógea é uma espécie pequena de falcão que se reproduz na Europa e na Ásia e depois migra para o sul da África para o inverno. Esta ave de rapina tem um movimento de mergulho muito rápido. Ao descer para capturar sua presa, ela pode atingir velocidades de mergulho de quase 161 km/h. Mas talvez o fato mais notável sobre esta ave seja seu requintado controle no ar. A ógea é tão agil que um macho pode passar comida para a fêmea no meio do voo como parte de sua exibição de cortejo.

6. Andorinhão-mongol

O andorinhão-mongol é uma espécie de grande velocidade. Vinda do leste da Ásia, ela passa muito tempo no ar, alimentando-se de pequenos insetos voadores. Com base em um estudo, esta espécie pode supostamente atingir velocidades de cerca de 169 km/h. No entanto, os métodos usados para medir a velocidade da ave nunca foram publicados, portanto, a velocidade real ainda não foi totalmente verificada.

5. Falcão-de-cauda-vermelha

aves mais rápidas do mundo: Falcão-de-cauda-vermelha

O falcão-de-cauda-vermelha é encontrado por todo continente americano, desde o Panamá ao Alasca. Ele atinge velocidades de voo de cerca de 32 a 64 km/h normalmente.

Contudo, ao ver uma presa, este pássaro entra em ação para mergulhar a velocidades de mais de 193 km/h. Ele é um caçador oportunista que come quase tudo, entretanto, ele prefere comer roedores e outros pequenos mamíferos.

A sua visão é oito vezes mais poderosa que a de um ser humano, podendo detectar um rato a 30 metros de distância.

4. Falcão-gerifalte

O falcão-gerifalte possui penas brancas, sendo uma espécie fascinante de várias formas. Provavelmente ele é o maior falcão do mundo. Ele é uma das poucas aves que se reproduzem ao longo das costas do Ártico, sendo o mascote oficial da Academia da Força Aérea dos EUA.

Contudo, ele também está na lista das aves mais rápidas do mundo, podendo manter uma velocidade de voo em nível consistente. Ele pode manter sua média de velocidade de 80 a 109 km/h em distâncias longas, sem precisar diminuir a velocidade, o que poucas outras espécies fazem.

3. Águia-real

A águia dourada, com uma envergadura de 2,5 metros, é um grande símbolo de tamanho e poder. Apesar da sua velocidade média de voo ser cerca de 45 a 61 km/h não ser tão impressionante à primeira vista, este incrível predador pode rapidamente saltar sobre sua presa com uma velocidade de mergulho próxima de 241 a 321 km/h.

Apesar do seu tamanho bruto tirar bastante sua agilidade e manobrabilidade, ele não pode pegar um pássaro rápido no meio do voo. Além disso, ela pode ser capaz de matar presas mais lentas e grandes, como ovelhas e cabras.

2. Falcão-sacre

O falcão-sacre patrulha as pradarias da Eurásia e África para se alimentar de roedores e pássaros menores. Esse temível predador desce sobre suas presas com uma velocidade mortal de 322 km/h.

Quando em voo normal, ele também pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 143 km/h. O falcão-sacre é um elemento tão importante de algumas culturas que foi nomeado o pássaro nacional da Mongólia, além de ser a segunda das aves mais rápidas do mundo.

1. Falcão-peregrino

@kendalloei 1024x683 1

O falcão-peregrino está no topo das aves mais rápidas do mundo. Ele possui um grande emblema de caça e cultura por toda a história humana. O Falcão-peregrino pode alcançar uma velocidade de até cerca de 386 km/h em seu mergulho mortal de alta velocidade (e até 109km/h durante o voo de nível).

Ao atingir uma velocidade tão extrema, o falcão possui a capacidade de dobrar suas asas aerodinâmicas contra seu corpo para reduzir o arrasto.

Segundo o estudo, ele irá continuar fazendo pequenos ajustes nas suas asas, acelerando até o momento do contato para atingir seu alvo. O falcão-peregrino pode ser capaz de atacar aves em movimento, como pombos, pássaros e pombas bem no ar.