Aves canoras têm habilidades cognitivas elevadas

SoCientífica

Cientistas da Universidade da Califórnia, em colaboração com músicos do Conservatório de Música de Sydney, descobriram que a ordem dos elementos de canto — ou a sintaxe — dos açougueiros australianos está fortemente associada ao momento rítmico. No cérebro humano, a sintaxe gramatical e o processamento de ritmos musicais foram encontrados para compartilhar recursos cognitivos.

O estudo, publicado na Royal Society Open Science, sugere que as aves canoras (passeriformes) poderiam estar processando a relação sintáctico-rítmica de maneira semelhante à dos seres humanos — este pode ser um motivo agregador para gostarmos tanto do canto dos pássaros.

Os cientistas e músicos envolvidos na pesquisa descobriram que a ordem dos elementos canoros nos cantos dos açougueiros australianos compartilham uma relação produtiva com a forma como esses elementos são ritmados. Esta relação parece ser mantida quando a duração dos elementos do canto é controlada, sugerindo que a forma como a sintaxe e o ritmo interagem um com o outro nos cantos dos açougueiros é mais que um artefato de simplesmente produzir elementos de canto de diferentes comprimentos em sequência.

“É extremamente fascinante”, disse o co-autor do estudo Hollis Taylor. “Esta colaboração se soma à minha documentação anterior sobre a miríade de sobreposições entre as vocalizações dos açougueiros e os gêneros musicais humanos. O músico em mim reconhece o músico neles”.

De acordo com Taylor e seus colaboradores, cada ave canta de maneira diferente, com frases que mudam anualmente, e os cantos são combinatórios. “Anteriormente, a pesquisa sobre canto de pássaros foi dominada por estudos de sintaxe de canto, ou como os elementos do canto são ordenados”, explicou ela.

Açougueiros australianos são, muitas vezes, considerados os pássaros com o canto mais belo da Austrália.

“O ritmo do canto, por outro lado, é relativamente pouco estudado. Sabemos que se você fornece uma batida musical regular para crianças com distúrbios de comunicação, suas habilidades gramaticais melhoram. Para nosso conhecimento, raramente alguém pensou em como a sintaxe e o ritmo podem estar relacionados no canto dos pássaros”, completa.

Até recentemente, pesquisadores de canto dos pássaros estudavam principalmente a sintaxe do canto através da teoria da informação — uma teoria que se origina na matemática e se concentra na codificação de símbolos discretos em vez de sinais bio-acústicos temporalmente contínuos. Embora isto tenha levado a uma rica variedade de estudos valiosos sobre a sintaxe do canto dos pássaros, outros aspectos do padrão desses cantos têm sido largamente ignorados.

“A teoria da informação tende a tratar o canto dos pássaros como unidades em pedaços; nosso trabalho mostra que podemos usar mais diretamente a teoria da música para corrigir alguns dos problemas inerentes à teoria da informação”, disse Taylor.

Embora sejam necessárias mais pesquisas de laboratório para esclarecer se as aves canoras realmente processam as relações sintáctico-rítmicas da mesma forma que os humanos, estas descobertas sugerem que o canto das aves e a cognição humana podem ter mais semelhanças do que se pensava anteriormente, apesar do fato de que as aves não possuem um neocórtex cerebral em camadas, que se acredita suportar a cognição complexa em humanos.

“Nosso artigo acrescenta a uma crença gradualmente crescente na comunidade científica do canto das aves que podemos começar a integrar o que sabemos sobre como os humanos processam a música para entender como as aves cantam seus cantos. Nesta busca, podemos começar a entender a musicalidade latente de outros animais e, por sua vez, reexaminar nossa própria musicalidade”, De acordo com o autor principal Jeffrey Xing.