A diferença entre ave e pássaro

Dominic Albuquerque
Pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Imagem: Pexels

Podemos usar os termos como se eles se tratassem da mesma coisa, mas há diferença entre ave e pássaro. De maneira geral, o termo ave é mais generalista, e envolve todo esse grupo de criaturas. Pássaro, por sua vez, é mais específico.

As aves, de maneira geral, possuem penas, ossos pneumáticos que contribuem para um peso mais leve, bicos que se adaptam ao seu estilo de dieta, ausência de dentes e bexiga urinária.

Além disso, apresentam um complexo sistema digestório, com a presença de um papo, que serve para armazenar e ajudar a dissolver a comida, e a moela, que auxilia o processo digestivo. Sua respiração é pulmonar, o coração tem quatro cavidades e elas produzem calor para manter uma constante temperatura do corpo.

Por fim, todas as aves são ovíparas, ou seja, põem ovos e os chocam até que os filhotes nasçam. Porém, há diferença entre ave e pássaro, que acaba por segmentar esse último dentro daquele.

Principais diferenças entre aves e pássaros

Os pássaros estão inclusos na categoria geral das aves. Eles pertencem a um grupo específico, o dos passeriformes. Isso significa, portanto, que todos os pássaros são aves, mas a recíproca não é verdadeira. A galinha, a águia e o pinguim, por exemplo, são aves, mas não são pássaros.

O canário, a andorinha e o pardal são pássaros (e, portanto, aves), por outro lado. Os pássaros costumam ser menores e constituem a maior ordem de aves, com mais de 50% das espécies. Não há diferenças físicas notórias além do tamanho e dos pés, com três dedos que se voltam para frente e outro na direção oposta.

pexels frank cone 3250638
A águia é uma ave, mas não é um pássaro. Imagem: Pexels

Além disso, uma das diferenças entre aves e pássaros é a capacidade de canto dos últimos. Eles também não apresentam membrana na base do bico. A maneira mais fácil de entender o que é um pássaro ou uma ave é analisar o seu porte e se há a capacidade de canto.

O avestruz, a cegonha, o cisne, a coruja, o gavião, o urubu, o peru, o pato, por exemplo, conseguimos facilmente ver como aves. Porém, pode parecer esquisito se referir a eles como “pássaros”, o que de fato eles não são. Por sua vez, um joão-de-barro, um cardeal e bem-te-vi, assim como o sabiá, são mais facilmente compreendidos como “pássaros”.

Além do porte semelhante, eles também são capazes de cantar. A alimentação dos pássaros comumente se baseia em frutos, sementes, pequenos invertebrados e alguns vertebrados. Seu canto costuma ser melodioso, e é uma das características que as fêmeas analisam na escolha do parceiro. Além disso, também serve para defender um território.

pexels pixabay 36762
Os pássaros, em geral, possuem menor porte e a capacidade de cantar. Imagem: Pexels

Os pássaros em geral são monogâmicos, permanecendo com o mesmo parceiro durante o período reprodutivo. Seus ninhos são mais elaborados dentre as aves em geral, e os filhotes nascem cegos e sem penas, tendo completa dependência dos pais durante certo período.

As aves, de maneira geral, são capazes de voar, ainda que existam algumas espécies não voadoras, como as avestruzes e pinguins. Esses últimos, por outro lado, são capazes de nadar, assim como os patos e cisnes. Algumas espécies, dentre elas os corvos e papagaios, estão entre os animais com mais alta inteligência em todo o mundo.

Em conclusão, as diferenças entre aves e pássaros se resumem ao seu porte físico e à habilidade de canto.

Classificação das aves

Na lista abaixo, é possível identificar a variedade de grupos de aves que existem. Os pássaros fazem parte de apenas uma delas.

• Tinamiformes (Codornas)