Ave de 115 milhões de anos encontrada no Brasil

Giovane Sampaio

Paleontólogos brasileiros descobriram o fóssil de uma ave ornithuromorfo que viveu durante a época do Cretáceo Primitivo. A ave recebeu o nome de Kaririavis mater e viveu no Brasil há cerca de 115 milhões de anos. A pesquisa foi publicada no Journal of Vertebrate Paleontology.

Kaririavis mater viveu durante o período do Cretáceo, quando o supercontinente Gondwana — que incluía a América do Sul, África, Austrália, Antártica e Índia — estava se separando”, disse o Dr. Ismar de Souza Carvalho, paleontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A nova espécie é membro da Ornithuromorpha, um grande grupo de aves que contém todas as espécies extintas e vivas.

fossil Kaririavis mater
Imagem: Journal of Vertebrate Paleontology

“Ela tinha características morfológicas primitivas e modernas, tornando seu comportamento e nicho ecológico ainda misterioso”, disseram os paleontólogos envolvidos na pesquisa.

“Tinha pés grossos, falanges do dedo do pé muito robustas, e uma garra no segundo dedo do pé, muito curva e proporcionalmente grande para seu tamanho, ao contrário daquelas encontradas na maioria dos ornithuromorfos, que tinham pés esbeltos e dedos delgados”.

Os restos fossilizados do Kaririavis — um pé direito com algumas penas — foram recuperados da Formação Crato, na Mina Pedra Branca, Ceará.

Sua singular conformação do pé indica que ela pode pertencer a um ramo ornithuromorfo desconhecido. De acordo com os cientistas, Kaririavis mater é o mais antigo membro conhecido da Ornithuromorpha de Gondwana e o fóssil de ave mais antigo já descoberto na América do Sul.

Figura 4 Confi guracao do Supercontinente Gondwana em 500 Ma Fonte Projeto Caminhos
Imagem: ResearchGate

“A presença de ornithuromorfos do Cretáceo Primitivo no Brasil indica que o ramo foi difundido em Gondwana durante o Mesozóico”, disseram eles.

“A descoberta traz luz à discussão sobre a origem das aves na Terra”, disse o professor José Xavier Neto, pesquisador da Universidade Federal do Ceará.

“A China é a fonte mais importante do mundo de fósseis primitivos de aves. Mas, com esta descoberta sem precedentes, o lugar de origem das aves não é agora claro e definitivo: as aves apareceram na China e depois voaram para o Brasil ou apareceram no Brasil e depois voaram para a China?”, indaga.

Compartilhar