Connect with us

Hi, what are you looking for?

Comentário & Opinião

Atividades humanas facilitam pandemias como o Coronavirus

Não é novidade que as ações humanas, principalmente o desmatamento, tem resultados a longo prazo que podem ser problemáticos para nossa sociedade. Inclusive, a atual pandemia de Coronavírus tem raízes nas atividades humanas que facilitaram a propagação do vírus.

Em estudos já antigos – que nesse caso reforçam o fato de já sabermos muito bem sobre esse tipo de risco – pesquisadores relacionaram atividades humanas com o risco de novas epidemias. Quando áreas isoladas são atingidas por atividades humanas, o contato com espécies selvagens aumenta a possibilidade de um spillover (ou seja, a capacidade de um vírus se “adaptar” de um animal para o ser humano).

Numa atividade onde o desmatamento é praticado, aqueles que atuam diretamente com este desmatamento correm risco de contrair alguma doença. Além dos que estão diretamente ligados, a abertura de uma estrada de acesso ao local facilita a entrada de outras pessoas na área, o que de forma gradual aumenta a possibilidade de alguma doença surgir. Em alguns países podemos ter ainda casos onde existe uma demanda por carne de animais selvagens, o que gera um incentivo econômico para atividades que geram os riscos citados aqui.

Continua depois da publicidade

Etapas de surgimento de epidemias virais

Algumas etapas são esperadas para que pandemias como a atual aconteçam. A primeira situação é a transmissão entre o reservatório (o animal que carrega o vírus de origem) e o ser humano, ou até mesmo animais domésticos. A segunda etapa é a transmissão de humano para humano. Por fim, ter acesso a uma grande população. Além dessas três etapas básicas, ter baixa letalidade e poucos sintomas também podem contribuir para o nível de uma pandemia.

Essas etapas podem acontecer com variações de muitos anos. Alguns vírus, como por exemplo o Monkeypex, podem ficar presos na segunda etapa, tendo uma transmissão de humano para humano muito limitada, o que faz com que alguns surtos pequenos aconteçam e logo sumam.

Atividades humanas facilitarão ainda mais as pandemias

De acordo com um relatório da ONU, mais de 70% das doenças atuais são causadas pelo contato com animais. Fica fácil entender os motivos se olharmos para a forma como o mundo caminha. Temos o desenvolvimento cada vez maior da agropecuária, um acesso a áreas antes intocadas e preservadas, e, infelizmente, o gerenciamento de todo esse desenvolvimento não cresce de forma igual.

Continua depois da publicidade

Podemos somar com isso a forma rápida como nos movemos hoje. Em horas vamos de uma ponta a outra do continente, podemos carregar novas doenças e distribuir pelo mundo de forma rápida sem nem ter ciência disso.

Um perigo iminente mas com soluções

Pode parecer desesperador ter a todo instante pequenos surtos de variações virais que podem causar doenças graves. Entretanto, temos o principal para evitar que isso se torne algo maior.

Ter noção da forma como isso acontece, e dos locais com mais chances, nos coloca passos a frente. Dessa forma é preciso fazer pressão nos governos de todos os países para que levem a ciência a sério, invistam sabendo que a longo prazo o retorno é enorme.

Continua depois da publicidade

FONTES / US National Library of Medicine / Cambridge University Press

Avatar
Publicado por

Divulgador científico no Sociedade Científica e no Medium. Estudante de biologia e gestão ambiental.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...