Meros seres humanos, por enquanto, estão restritos a um limite de 150 anos de idade máxima. Isso porque ao longo de nossas vidas, nossas células acumulam problemas e danos que prejudicam a formação de novas células no futuro. Elefantes e araras-azuis, por exemplo, podem ter vidas tão longas quanto as nossas, mas aqui falaremos de animais realmente longevos, os animais que vivem mais tempo em todo o planeta.
Entre 100 e 200 anos
Por estranho que pareça, vários animais vivem mais tempo do que 100 anos. As tuataras, por exemplo, são pequenos répteis e os únicos que sobraram da ordem Sphenodontia. As tuataras são endêmicas da Nova Zelândia e, em alguns casos, passam dos cem anos de vida, como os jabutis. Esses últimos são répteis terrestres com cascos que, em registro, já atingiram 177 anos de idade.
Falando de animais que vivem mais tempo em ambiente aquático, a história muda. Como veremos daqui para frente, os campeões da longevidade vivem em ambientes marinhos. Começando com a Amêijoa-gigante, que pode facilmente passar dos 160 anos de idade.
Os ouriços-do-mar vermelhos são, por conseguinte, os primeiros da nossa lista a quebrar o record dos 200 anos de idade. Apesar da maioria dos ouriços-do-mar-vermelhos terem pouco mais de 100 anos, estimativas mostram que eles podem passar dos 200 se não forem devorados por algum outro animal.
A baleia-da-Groenlândia e seus companheiros com mais de 200 anos
Atingindo quase 20 metros de comprimento, as baleias-da-Groenlândia são os principais mamíferos da lista dos animais longevos, podendo passar dos 200 anos.
De acordo com uma pesquisa de 2015, esses cetáceos têm uma mutação no gene ERCC1, responsável pelo reparo do DNA. A pesquisa sugere que isso seja um dos motivos da idade destas baleias. Um outro gene ligado ao reparo celular, PCNA, aparece duplicado ainda nestes animais.
Tubarões-da-Groenlândia também estão na lista. Estimativas não confirmadas mostraram que estes peixões de águas geladas poderiam viver mais de 500 anos. Todavia, a estimativa mais conservadora é que eles possam atingir 270 anos. Ainda assim, um tubarão especialmente grande da pesquisa de 2016 tinha provavelmente quase 400 anos.
Alguns animais filtradores, como o quahog-do-oceano, o mexilhão-de-rio e as poliquetas-de-tubo podem passar dos 500, 300 e 250 anos, respectivamente.
Animais que vivem mais tempo: milênios de vida e imortalidade
Os Antipatharia são corais com aparência de arbustos que vivem em águas profundas. Até aí, tudo normal. Todavia, estes cnidários podem passar dos 4000 anos de idade, de acordo com uma pesquisa de 2009. Infelizmente estes idosos do mar estão altamente ameaçados pela mudança climática, que vem causando a acidificação dos oceanos.
Se você, por acaso, estiver mergulhando a mais de 1km de profundidade, há a possibilidade de um encontro com uma esponja-de-vidro. Elas podem parecer até mesmo algas, mas na verdade são animais poríferos. Fato é que uma pesquisa de 2012 mostrou que uma esponja-de-vidro poderia ter 11.000 anos de idade, com uma margem de 3.000 anos para mais ou para menos.
Por fim, temos a Turritopsis dohrnii e as Hidras. A primeira é uma água-viva que, se lesionada ou ameaçada pela fome, pode se tornar um pólipo novamente. Ou seja, este animal consegue reverter seu ciclo de vida, sendo potencialmente imortal. As hidras, por outro lado, possuem grandes quantidades de células-tronco que permitem regeneração constante e, também, imortalidade teórica.