Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Cientistas sugerem que a água-viva seja o próximo fruto do mar popular

água-viva e frutos do mar
Comer água-viva pode preservar outros animais que estão em extinção. (imagem: Pixabay)

No momento, a Lista Vermelha da IUCN está com 32.000 espécies listadas como ameaçadas de extinção e isso apenas das espécies que conhecemos. E essa lista não inclui muitas espécies de água-viva.

Esse número de espécies ameaçadas de extinção vem aumentando mesmo com os esforços e trabalho duro para ajudar algumas delas a sair dessa zona perigosa.

Estamos comendo espécies ameaçadas

A verdade é que comemos algumas espécies ameaçadas sem nem perceber.

Continua depois da publicidade

Ainda mais, os pesquisadores observaram registros de pesca industrial e identificaram quase 100 espécies ameaçadas de extinção sendo vendidas como frutos do mar de forma legalizada.

raia

“Espécies que não são fofas como as baleias ou tartarugas marinhas muitas vezes não recebem a proteção que merecem”, disse Leslie Roberson, biólogo da Universidade de Queensland (UQ) e primeiro autor do novo artigo, ao Science Alert.

Ele ressalta ainda que, mesmo com os compromissos nacionais e internacionais para proteger as espécies ameaçadas, nós pescamos ativamente muitas dessas espécies.

Continua depois da publicidade

Então, os pesquisadores descobriram uma maneira não convencional de ajudarmos enquanto apreciamos os frutos do mar – e envolve comer água-viva.

O que acontece é que entre 2006 e 2014, a equipe encontrou registros de 92 espécies vulneráveis ou ameaçadas de extinção – sendo 11 delas em perigo crítico – de peixes capturados, registrados e vendidos até internacionalmente.

Animais ameaçados de extinção

peixe

Quando esses peixes e espécies de invertebrados são vendidos, eles não precisam ser rotulados de acordo com as espécies.

Continua depois da publicidade

Então nós como consumidores não temos como saber o que estamos comendo.

A equipe enfatiza que esse é apenas um instantâneo do problema real, já que eles olharam apenas para uma seção específica dos registros e excluíram grupos de peixes como tubarões ou arraias, que são comumente consumidos na Austrália, Europa e em alguns países asiáticos.

Nem mesmo a pesca ilegal e não declarada foi investigada, apenas as capturas e importações relatadas.

Continua depois da publicidade

Nessa pesquisa eles encontraram 92 espécies que são capturadas ou comercializadas apesar de serem listadas como globalmente ameaçadas de extinção, disse a cientista conservacionista Carissa Klein da UQ ao Science Alert.

Indústria de frutos do mar

Desse modo, a indústria de frutos do mar é um emaranhado de cadeias de suprimentos que se cruzam com os países.

peixes

Os países europeus como Alemanha, Reino Unido e Espanha, além dos EUA, compreendem a maioria dos principais importadores de espécies ameaçadas em volume e valor, escreveu a equipe em seu artigo.

Continua depois da publicidade

Logo, voltando a sugestão dos pesquisadores, algumas maneiras de desembaraçar a bagunça criada nos oceanos do mundo inclui a expansão da ideia de incluir a água-viva como frutos do mar comumente consumidos.

Isso pode soar estranho, mas não é a primeira vez que cientistas a sugerem como fonte de alimento.

Juntamente com o fato da água-viva se enquadrar em uma minoria de animais selvagens que os cientistas acreditam estar aumentando em número ao redor do mundo, faz muito sentido consumi-las.

Continua depois da publicidade

Em 2017, pesquisadores na Dinamarca fizeram batatas fritas crocantes de água-viva. Sem contar que os chineses a apreciam há mais de 1.700 anos.

Dependendo da espécie consumida, comer as águas-vivas pode ajudar a controlar a floração delas e a manter outras espécies ameaçadas de extinção no mar.

 

Continua depois da publicidade

O estudo foi publicado na Nature Communications.

 

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.