Connect with us

Hi, what are you looking for?

Física & Química

A mecânica quântica vai revolucionar a economia global

A ideia por trás da mecânica quântica vai muito além da mera descrição da incerteza inerente aos fenômenos naturais. Na verdade, seu princípio de incerteza subjacente tem muito a nos ensinar sobre o nosso próprio mundo digital – que está se movendo rapidamente para uma economia sem dinheiro.

Créditos da imagem: Shutterstock

Em 1978, o matemático paquistanês Asghar Quadir publicou um artigo seminal que, a princípio, atraiu pouca atenção.  Chamado de Quantum Economics (econômia quântica, em livre tradução livre), ele argumentou que a mecânica quântica, como uma estrutura matemática, poderia ser efetivamente utilizada para entender melhor as preferências do consumidor.  Foi a primeira vez que os dois conceitos foram fundidos.

Numa economia em que “o comportamento do consumidor depende de muitos fatores e que o consumidor não está ciente de qualquer preferência até que a questão seja levantada”, o indivíduo pode ser visto como uma entidade e como um ponto dentro do Espaço Hilbert – um espaço vetorial maior que os planos euclidianos bidimensionais.

Mecânica Quântica na Economia

Foi só a partir da década de 1990 que os economistas começaram a usar formalmente a mecânica quântica para entender os mercados.  O economista Martin Shubik, o físico Martin Schaden e o cientista social Emmanuel Haven começaram a usar formalizações quânticas para modelar a incerteza do mercado de ações.

Essa ideia, nos últimos anos, só cresceu em destaque.  No livro de 2017, The Evolution of Money (A evolução do dinheiro, traduzido do inglês), o matemático David Orrell argumenta que o dinheiro – especialmente como ele existe hoje – tem propriedades dualísticas.  O dinheiro combina as propriedades e o valor com a incerteza abstrata.  É essa incompatibilidade que leva a um comportamento muitas vezes imprevisível.

Enquanto a economia neoclássica e tradicional postula que os indivíduos agem independentemente em suas decisões econômicas, a economia quântica enfatiza que todos são parte de um sistema emaranhado de teoria complexa dos jogos com um número incalculável de cadeias causais.

Economia Quântica Atende às Tecnologias Emergentes

Muitos economistas que estudam a mecânica quântica no que se refere ao comportamento humano têm observado atentamente o espaço da criptomoeda.  Não apenas a computação quântica terá um impacto significativo na criptografia existente, mas inevitavelmente levará os sistemas descentralizados a um novo paradigma.

Com criptomoedas, a economia quântica encontra sua forma mais destilada: uma rede financeira sem dinheiro, sem fronteiras, que opera com computação matemática sem confiança.  O acaso e a incerteza precisam ser “incorporados” para que essas redes operem com capacidade.

Embora a computação quântica seja frequentemente postulada como potencialmente “quebradora” assinaturas digitais criptográficas e funções hash, a realidade é muito mais complicada.  A maioria dos grandes projetos de criptomoeda já está antecipando essa mudança sísmica e tem planos para lidar com isso.

Mecânica Quântica e Criptomoeda

A computação quântica, apesar de estar a anos de distância, tem maior probabilidade de levar as criptomoedas a um paradigma inteiramente novo.  Questões de escalabilidade e uso em massa seriam facilmente resolvidas à medida que a energia computacional acelerasse.  O limite real hoje é o nosso mundo baseado em binários.

O resultado final desse avanço tecnológico seria uma rede financeira sem dinheiro operando em tempo real.  Tal sistema descentralizado global seria capaz de avaliar com precisão a incerteza e medir os inúmeros insumos presentes em uma economia.  O resultado final seria um “supercomputador” sem confiança, não baseado em qualquer local – uma rede global descentralizada que facilitaria o fluxo livre de dinheiro como tratamos a informação hoje.

Uma economia baseada em quantum está muito longe.  No entanto, pode-se ter certeza de que o setor de blockchain certamente desempenhará um papel importante em sua ascensão inevitável.[Anton Lucian/BeInCrypto]