Os maiores portos brasileiros são importantes para a economia brasileira, e alguns já tem uma história longa, desde o período em que grande parte da exportação nacional se voltava para o café.
Na definição da lista, utilizamos o conceito de Porto Organizado. Isso compreende um bem público cujos objetivos são atingir as necessidades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, cujas operações portuárias e tráfego ocorram sob a jurisdição adequada.
No último trimestre de 2021, dez dos portos tiveram grandes movimentações, e sua classificação foi feita de acordo com os números totais.
Conheça os 10 maiores portos brasileiros
Os portos são importantes para a economia de qualquer país, pois fornecem uma ligação entre a terra e o mar. Eles são usados para o transporte de mercadorias e pessoas, e também são um centro de comércio.
O Brasil tem alguns dos maiores portos do mundo e eles desempenham um papel vital na economia do país. Abaixo, conheça alguns dos principais.
1. Porto de Santos, São Paulo
No topo dos maiores portos brasileiros temos o Porto de Santos, em São Paulo, cuja administração é feita pela CODESP. Em números, o porto movimentou 26,6 milhões de toneladas. Dentre os maiores portos do mundo, fica em 46º. Até a crise de 1929, a exportação era principalmente de café. Hoje, compartilha o espaço com outros produtos, como soja.
2. Porto de Paranaguá, Paraná
Com 11,6 milhões de toneladas movimentadas, o segundo dentre os maiores portos brasileiros é o Porto de Paranaguá. Além da colocação, é também o maior porto graneleiro na América Latina. Sua administração é feita pela APPA, e ele tem vários projetos, como a Reestruturação do Corredor de ampliação e exportação do pátio de triagem.
3. Porto de Itaguaí, Rio de Janeiro
Administração feita pela Companhia de Docas do estado do Rio de Janeiro, o Porto de Itaguaí movimentou 10,8 milhões ao fim de 2021, tendo uma queda de 19,42% comparado ao último trimestre do ano anterior.
O porto é um dos maiores exportadores, no Brasil, do minério de ferro, além de concentrar as cargas oriundas do Mercosul.
4. Porto de Rio Grande, Rio Grande do Sul
O Porto de Rio Grande teve um aumento impressionante de 30,49% no último trimestre de 2021 comparado ao período semelhante de 2020, movimentando 6,9 milhões de toneladas. Sua administração é feita pela SUPRG. O porto é muito importante para a produção de grãos e a indústria têxtil no país.
5. Porto do Itaqui, Maranhão
O Porto de Itaqui é um dos maiores portos brasileiros, movimentando 6,7 milhões de toneladas no último trimestre de 2021. O porto tem 9 berços que permitem a movimentação de embarcações de grande porte, tendo conexão também com as ferrovias Estrada de Ferro Carajás e Transnordestina, que escoam a produção de granéis líquidos e sólidos e celulose.
6. Porto de Suape, Pernambuco
Um dos maiores portos brasileiros fica no Nordeste, no estado do Pernambuco, o Porto de Suape. Sua movimentação no período foi de 5,8 milhões de toneladas, tendo uma queda de 16,17% comparado a 2021. Sua administração é feita pela SUAPE, uma estatal. O porto fica a 40 km de Recife, e tem conexão com mais de 160 portos ao redor do mundo.
7. Porto de Vila do Conde, Pará
No estado do Pará, o Porto de Vila do Conde está dentre os maiores portos brasileiros, tendo movimentado 3,8 milhões no último trimestre de 2021, com aumento de 7,14% em relação ao período referente em 2020. Sua administração é feita pela CDP, e o porto é um dos maiores na região Norte, movimentando granéis minerais, líquidos, agrícolas, carga geral, carga viva e containers. Tem fácil acesso rodoviário, fluvial e marítimo.
8. Porto de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Com administração feita pela Companhia Docas, o Porto de Rio de Janeiro movimentou 3,2 milhões de toneladas no período referente, com 27,57% de aumento em relação à 2020. Os projetos iniciais começaram na década de 1870, e as principais importações são trigo, concentrados de zinco, containers e produtos siderúrgicos. As exportações, por sua vez, são de ferro gusa, veículos, produtos siderúrgicos e containers.
9. Porto de São Francisco do Sul
Um dos maiores portos brasileiros, fechando o último trimestre de 2021 com um aumento de 22,23% comparado ao mesmo período em 2020, movimentando 2,3 milhões de toneladas. Sua administração é feita pela APSFS, e a exportação de soja em grãos, vergalhões de aço e celulose impulsionaram o aumento.
10. Porto de Vitória, Espírito Santo
Com criação em 1906, sua administração é feita pela CODESA. O Porto de Vitória teve um aumento de 8,54% em suas movimentações comparado ao período anterior referente, 2,2 milhões de toneladas movimentadas no último trimestre de 2021.
Tem 14 berços de alocação, trabalhando com mais de 30 cargas diferentes.