O Serviço Florestal Indiano divulgou a foto de uma tartaruga amarela encontrada pela segunda vez, no período de três meses. Rapidamente, ela ficou famosa na internet por seu amarelo vivo como uma gema de ovo, fatia de queijo ou pedaço de manteiga.
Mesmo que a aberração de cor seja uma raridade em meio a natureza, o fenômeno diferente pode ser mais comum do que muitos imaginam.
A tartaruga indiana (Lissemys punctata) tem variante amarela. Normalmente, ela é marrom com mancha amarela e parte inferior branca. Ao longo dos anos, uma das espécies comuns de tartarugas aquáticas foram descobertas em várias partes do Sul da Ásia.
Essa anomalia genética não é frequente, mas quando ocorre, se destaca.
Tartaruga amarela e seu fenômeno
A partir de 1997, uma tartaruga com corpo todo amarelo e olhos cor de rosa foi encontrada em Gujarat, na costa oeste da Índia. Desde então, outros animais semelhantes foram descobertos em Mianmar e Bangladesh, só que dados não foram publicados sobre as ocasiões.
No verão em Odisha, estado do leste da Índia, uma tartaruga dourada foi fotografada e postada no Twitter. Apenas nessa postagem, um biólogo da vida selvagem na Índia disse ter encontrado outras três tartarugas assim no ano anterior.
Um artigo publicado recentemente relata a primeira descoberta de uma tartaruga amarela no Nepal.
Mesmo havendo pouca informação sobre esses animais encontrados, parece que o motivo da coloração é a falta de pigmentação corporal. Semelhante ao albinismo puro, distúrbio genético causador da ausência completa de pigmentos no corpo.
Mas, ao invés da tartaruga ser completamente branca, em alguns casos, os pigmentos de pteridina amarela prevalecem e dominam a produção de cor. Junto ao pigmento dos olhos.
LEIA TAMBÉM: Como a temperatura determina o sexo das tartarugas?
O fenômeno é conhecido como leucismo cromático. Nas tartarugas, ele produz cores deslumbrantes.
Falta de coloração normal
A tartaruga não é exatamente rara na Índia, porém os pesquisadores consideram o fenômeno incomum. Somente em julho, a primeira tartaruga amarela do ano se tornou viral.
Então, os herpetologistas explicaram que, se um pigmento diferente passar, essa espécie pode surgir até com coloração vermelha.
No entanto, exemplos de tartarugas cor rubi são praticamente impossíveis de encontrar online. Embora as tartarugas com tons vívidos sejam muito valorizadas no comércio de animais de estimação, na natureza, a falta de coloração normal pode ser um problema.
Ou seja, a camuflagem no ambiente aquático esverdeado de uma L. punctata de cor normal é muito melhor no local que a espécie frequenta. Fica difícil para a tartaruga amarela se camuflar, explica o artigo escrito sobre a descoberta em Nepal.
Frequentemente, a tartaruga dourada é resgatada de seus habitats naturais e realocada para novos lugares. Ou colocada em cativeiro.
Nesse último caso, a tartaruga amarela ficou acidentalmente presa em uma rede de pesca, como explica a herpetóloga Sneha Dharwadkar no Twitter.
Concluindo, isso representa um grande problema, porque a maioria dos lugares tem pesca e realocá-la em qualquer lugar é complicado, já que ela é encontrada facilmente no corpo d’água.