8 invenções da Idade Média que ainda usamos hoje

Dominic Albuquerque
Há várias invenções da idade média que ainda usamos hoje, como a bússola. Imagem: Pixabay

As invenções da Idade Média podem surpreender não por ainda estarem presentes no mundo atual, mas porque estamos tão acostumados com sua existência que não a atribuiríamos a esse período.

Compreende-se a Idade Média foi um período específico da história da Europa, que durou do século V até o século XV. É um período marcado por diversos eventos negativos, mas lembrado também por invenções cruciais, que desempenharam um papel crítico na construção do mundo onde vivemos hoje.

Enquanto muitos livros apontam o período como uma era de “trevas” devido à guerra, fome e o declínio das ciências, a Idade Média também foi um período de descobertas e inovação. A Alta Idade Média é um período especialmente notável, quando um grande número de inovações agrícolas e tecnológicas ganharam vida.

Listamos aqui algumas das invenções realizadas na Idade Média que ainda estão presentes no mundo moderno.

Invenções da Idade Média ainda presentes hoje

1. Papel moeda

in1
Imagem: Markus Spiske via Unsplash

O papel moeda como moeda corrente teve um grande impacto na economia mundial. Sua impressão ocorreu pela primeira vez na China, em 1023. Uma das razões pelas quais se tornou popular foi porque servia como um substituto útil para metais preciosos, que eram pesados e precisavam ser carregados. Ainda que tenha surgido na China no século X, só foi implementado na Europa no século XVI.

2. Relógio mecânico

in2
Imagem: Ales Krivec via Unsplash

O relógio mecânico que conhecemos foi uma das invenções da Idade Média, de forma a registrar melhor a passagem do tempo. A compreensão das horas, minutos e segundos revolucionou o mundo, e mesmo com o avanço da tecnologia moderna, os relógios mecânicos ainda são presentes.

3. Bússola

in3
Imagem: Jordan Madrid via Unsplash

As versões primitivas da bússola moderna se desenvolveram na Europa medieval. Outras bússolas existiram na China e na Mesoamérica muito antes, mas a tecnologia que associamos à bússola de hoje se desenvolveu apenas na Idade Média. Os navegadores, comerciantes e marinheiros o utilizavam de forma a navegar e viajar através do oceano em suas longas jornadas.

4. Fórmula da pólvora

in4
Imagem: Wikimedia Commons

Outra das invenções da Idade Média foi a pólvora, desenvolvida na China, entre os séculos IX e XI. Essa inovação revolucionária transformou a história da humanidade, logo sendo usada como instrumento de guerra. Quando chegou à Europa, no século XIII, se tornou permanente no uso em guerras dali em diante.

5. Impressão

in5
Imagem: Lennert Naessens via Unsplash

A tecnologia de impressão foi introduzida na China no século XI, mas só se tornou de fato popular no século XV, quando Johannes Gutenberg inventou a prensa de impressão. Isso permitiu a produção massiva de livros, e mudou a forma que as pessoas podiam acessar o mundo da escrita. A leitura é algo que impacta a sociedade até hoje, e a impressão contribuiu para sua disseminação a nível mundial.

6. Óculos

in6
Imagem: Deena Englard via Unsplash

As estimativas sugerem que a primeira versão dos óculos surgiu na Itália, em torno de 1268. Eles eram usados por monges e intelectuais, mas não tinham a forma que têm hoje, pois precisavam ser segurados a frente dos olhos. Os óculos são uma das invenções da Idade Média que evoluíram com o tempo, e ainda hoje são importantes como ferramentas capazes de corrigir a visão.

7. Moinhos de vento

in7
Imagem: Zbynek Burival via Unsplash

Os arqueólogos descobriram que os moinhos de vento já eram usados em 1219, na China. Esses moinhos primitivos eram usados para acionar bombas d’água e moinhos de grãos. Os primeiros moinhos europeus só são documentados em 1270, e o conceito só se popularizou na Europa após as Cruzadas.

8. Biblioteca pública

in8
Imagem: Chris Robert via Unsplash

A biblioteca pública é uma invenção da Idade Média, precisamente do ano de 1452, na Itália. A livraria de Malatesta Novello, em Cesena, na Itália, é reconhecida como a primeira biblioteca pública do mundo. Até então, as bibliotecas só eram acessíveis a poucas pessoas.

Compartilhar