Nova tecnologia verde gera eletricidade ‘a partir do nada’

SoCientífica
Imagem gráfica de uma fina película de nanofios de proteínas gerando eletricidade a partir da umidade atmosférica. A nova tecnologia verde permite gerar energia a partir da umidade do ar. Pesquisadores da UMass Amherst dizem que o dispositivo pode literalmente produzir eletricidade do nada. (Crédito: Laboratórios UMass Amherst / Yao e Lovley)

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst desenvolveram uma nova tecnologia verde que usa uma proteína natural para criar eletricidade a partir da umidade no ar, uma nova tecnologia que eles dizem que poderia ter implicações significativas para o futuro da energia renovável, das mudanças climáticas e no futuro da medicina.

Como relatado na revista Nature, o engenheiro elétrico Jun Yao e o microbiologista Derek Lovley na UMass Amherst criaram um dispositivo que eles chamam de “Air-gen” ou gerador movido a ar, com nanofios de proteína eletricamente condutiva produzidos pelo micróbio Geobacter. O Air-gen liga os eléctrodos aos nanofios proteicos de tal forma que a corrente eléctrica é gerada a partir do vapor de água naturalmente presente na atmosfera.

LEIA TAMBÉM: Material sintetizado em laboratório pode baratear energia solar

“Estamos literalmente fazendo eletricidade do ar rarefeito”, diz Yao. “O Air-gen gera energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana.” Lovely, que tem avançado materiais eletrônicos baseados em biologia sustentável durante três décadas, acrescenta, “É a mais incrível e excitante aplicação de nanofios de proteína até agora”.

A nova tecnologia desenvolvida no laboratório da Yao não é poluente, ela é renovável e de baixo custo. Ela pode gerar energia mesmo em áreas com umidade extremamente baixa, como o Deserto do Saara. Ela tem vantagens significativas sobre outras formas de energia renovável, incluindo solar e eólica, diz Lovley, porque, ao contrário dessas outras fontes de energia renovável, o Air-gen não requer luz solar ou vento, e “funciona até mesmo dentro de casa”.

O dispositivo Air-gen requer apenas uma fina película de nanowires de proteína com menos de 10 microns de espessura, explicam os pesquisadores. A parte inferior da película repousa sobre um eletrodo, enquanto um eletrodo menor, que cobre apenas parte da película de nanofios, fica em cima. A película absorve o vapor de água da atmosfera. Uma combinação da condutividade elétrica e da química de superfície dos nanofios da proteína, juntamente com os poros finos entre os nanofios dentro da película, estabelece as condições que geram uma corrente elétrica entre os dois eletrodos.

Os pesquisadores dizem que a geração atual de dispositivos Air-gen é capaz de alimentar pequenos eletrodos eletrônicos e esperam trazer a invenção à escala comercial em breve. Os próximos passos que eles planejam incluem o desenvolvimento de um pequeno “patch” Air-gen que pode alimentar os aparelhos eletrônicos, como monitores de saúde e fitness e relógios inteligentes, o que eliminaria a necessidade de baterias tradicionais. Eles também esperam desenvolver Air-gens para aplicar em telefones celulares, a fim de eliminar a carga periódica.