Arqueólogos podem ter encontrado o túmulo de Nefertiti

SoCientífica
Arqueólogos acreditam ter encontrado o túmulo de Nefertiti. (Imagem: Um busto de calcário da rainha do Egito, Nefertiti, está em exibição no Museu Neues, em Berlim. Crédito: Oliver Lang / DDP / AFP / Getty)

Existe ou não uma câmara escondida, ou câmaras, ligada ao túmulo do Rei Tutankhamon? Arqueólogos podem ter encontrado o túmulo de Nefertiti. Novos resultados de radar penetrante, tomados de uma perspectiva diferente, sugerem mais uma vez a possibilidade de uma câmara que pode estar ligada ao famoso túmulo KV62 do rei Tut.

Em 2015 o egiptólogo britânico Nicholas Reeves, examinou cuidadosamente os scans eletrônicos das paredes do túmulo do antigo rei egípcio. Ele notou a presença de fissuras e apresentou a ideia de que podem haver portas seladas nas paredes norte e oeste do túmulo.

O sarcófago de pedra que contém a múmia do rei Tut é visto em sua tumba subterrânea. (Nasser Nuri / CC BY SA 2.0)
O sarcófago de pedra que contém a múmia do rei Tut é visto em sua tumba subterrânea. (Nasser Nuri / CC BY SA 2.0)

“A avaliação cautelosa das varreduras da Factum Arte ao longo de vários meses produziu resultados que estão além do intrigante: indicações de duas portas até então desconhecidas, uma dentro de uma parede divisória maior e ambas aparentemente intocadas desde a antiguidade”, escreveu Reeves em um artigo na época.

“As implicações são extraordinárias: se a aparência digital se traduz em realidade física, parece que agora estamos diante não apenas da perspectiva de um novo depósito da era Tutankhamon a oeste; ao norte parece ser sinalizado uma continuação do túmulo KV 62 e dentro dessas profundezas desconhecidas um anterior interlúdio real – o da própria Nefertiti, celebrada consorte, co-regente e eventual sucessor do faraó Akhenaten”.

LEIA TAMBÉM: Incríveis imagens do luxuoso túmulo de ouro de Tutankhamon

A excitante possibilidade de encontrar o enterro perdido de Nefertiti significou que mais estudos tiveram de seguir. No final de 2015, a termografia infravermelha, que mede as distribuições de temperatura numa superfície, sugeriu que havia uma diferença nas temperaturas na parede norte. Isto foi interpretado como a indicação de uma possível área aberta atrás da parede. Apenas algumas semanas depois, uma equipe de especialistas japoneses descobriu “com 95% de certeza” a existência de uma porta e uma sala com artefatos.

Em 2018 as autoridades egípcias declararam que uma equipe científica italiana liderada por Francesco Porcelli da Universidade de Turim encontrou “provas conclusivas da inexistência de câmaras escondidas adjacentes ou dentro do túmulo de Tutankhamun”.

Pesquisadores escaneando as paredes da câmara funerária do rei Tutankhamon usando equipamentos de radar de penetração no solo (GPR). (Ministério de Antiguidades)
Pesquisadores escaneando as paredes da câmara funerária do rei Tutankhamon usando equipamentos de radar de penetração no solo (GPR). (Ministério de Antiguidades)

No entanto, havia outra equipe, uma empresa de pesquisa geofísica sediada no Reino Unido chamada Terravision Exploration, que chegou por volta da mesma época para também escanear dentro da tumba – e a Nature relata que seus resultados iniciais “sugeriam que havia mais a descobrir”. No entanto, o seu trabalho foi encerrado pelo Supremo Conselho das Antiguidades.

Os especialistas simplesmente não conseguiam chegar a um consenso, não havia – e ainda não há – uma resposta definitiva.

O professor Eldamaty e seus apoiadores não estavam prontos para deixar a possibilidade de câmaras ocultas, então eles tentaram observar tudo por outro ângulo. Em vez de escanear de dentro da câmara funerária, como os pesquisadores do passado já fizeram, Eldamaty pediu à Terravision Exploration para voltar ao Vale dos Reis e se juntar aos engenheiros da Universidade Ain Shams (onde Eldamaty está agora baseado) para escanear fora do túmulo.

LEIA TAMBÉM: Civilização que deu origem ao Egito encontrada por arqueólogos

Os resultados completos do estudo, que foram enviados à revista Nature, mas ainda não foram publicados, explicam que a equipe usou GPR em torno do KV62 e os pesquisadores afirmam que “identificaram um espaço semelhante a um corredor previamente desconhecido, a poucos metros da câmara funerária”. Segundo a Nature, os pesquisadores “detectaram um longo espaço no leito rochoso a poucos metros a leste, à mesma profundidade da câmara funerária de Tutankhamon e paralelo ao corredor de entrada do túmulo. O espaço parece ter cerca de 2 metros de altura e pelo menos 10 metros de comprimento”.

O GPR revelou um espaço anteriormente desconhecido (mostrado na figura em tons azuis) perto do túmulo de Tutankhamun. Câmaras ocultas adicionais propostas anteriormente são mostradas em cor-de-rosa. Arqueólogos poderiam ter descoberto o túmulo de Nefertiti? (Imagem: Nature)
O GPR revelou um espaço anteriormente desconhecido (mostrado na figura em tons azuis) perto do túmulo de Tutankhamun. Câmaras ocultas adicionais propostas anteriormente são mostradas em cor-de-rosa. Arqueólogos poderiam ter descoberto o túmulo de Nefertiti? (Imagem: Nature)

Os arqueólogos ainda não sabem se esse espaço pode está de fato conectado ao túmulo de Tutankhamon ou a outro túmulo próximo. No entanto, eles acreditam que a câmara provavelmente está ligada ao KV62 porque “sua orientação, perpendicular ao eixo principal do KV62, sugere que há uma conexão, porque túmulos não conectados tendem a estar alinhados em diferentes ângulos”.

Os cientistas alegam dificuldade em identificar o que estava abaixo da superfície diretamente ao norte da tumba devido à interferência de aparelhos de ar condicionado próximos. Mas a Eldamaty enviará uma proposta para retornar ao site e tentará outro método para preencher essa lacuna de dados. O CEO da Terravision, Charlie Williams, disse à Nature que a equipe gostaria de experimentar uma antena diferente e fazer leituras mais próximas para obter uma melhor visão da forma, localização e onde ele leva.

LEIA TAMBÉM: A Pirâmide mais antiga do Egito não possui nenhum registro de sua construção

Reeves diz acreditar que o túmulo inacabado de Tutankhamon não foi construído para o menino rei, que morreu em 1332 AC. Segundo ele, o túmulo parece mais o túmulo de uma rainha egípcia do que o espaço de sepultamento de um faraó, devido à sua posição à direita do poço de entrada e ao tamanho menor. Estes fatores podem também sugerir que o túmulo faz parte de um complexo muito maior ou que o túmulo foi feito para Nefertiti e Tutankhamon foi precipitadamente colocado lá dentro após a sua morte prematura.

VEJA COMO SERIA A RAINHA NEFERTITI SE VIVESSE NA ATUALIDADE: Designer recria figuras históricas com toque contemporâneo

Compartilhar