Designer recria figuras históricas com toque contemporâneo

Damares Alves
Imagem: Nefertiti recriada com um ar mais contemporâneo pela artista Becca Saladin. (Reprodução Instagram / @royalty_now_)

A designer gráfico e entusiasta de história Becca Saladin encantou o Instagram com suas obras únicas e cobertas de conhecimento. A artista começou a publicar seu trabalho no Instagram em Janeiro de 2019, e elas foram um sucesso. Becca conseguiu dar um toque contemporâneo sem perder os traços originais de antigas personalidades. Ela recriou figuras históricas como Nefertiti (vista no topo da matéria), Calígula, Rainha Elizabeth, Monalisa, César e vários outros.

“Minha formação geral e interesse no assunto são um amor pela história que veio da infância – meus pais são ambos professores e estávamos sempre indo a museus, lendo livros, e aprendendo sobre o passado”, disse Becca Saladin por e-mail à SoCientífica.

“Minha especialização é em Design Gráfico, mas antes disso eu era formada em Antropologia e História. Uma vez que eu mudei para Design Gráfico como minha formação, eu tive muitas aulas de história da arte. Sempre tive ideias criativas em pintura ou desenho, mas foi fantástico pegar nas minhas paixões – especificamente photoshop, arte e história – e combiná-las num único passatempo.”

Confira abaixo alguns de seus trabalhos.

Calígula, o imperador romano

Caio Júlio César Augusto Germânico, conhecido como Calígula, foi um imperador romano do ano 37 a 41 e filho do imperador Germânico, que é considerado um dos maiores generais da história de Roma. Essa obra se difere da maioria das outras pois a artista não se baseou em uma fotografia ou pintura, mas sim em uma escultura antiga. Ela só modernizou como reconstruiu toda a face, olhos e cabelos de Calígula.

Face de Calígula
A designer gráfico Becca Saladin recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)

Agripina, a bela irmã do imperador Calígula

Júlia Agripina Menor foi uma imperatriz-consorte romana e uma das mais poderosas mulheres da Dinastia júlio-claudiana. Ela era bisneta do imperador Augusto, sobrinha-neta e irmã de Calígula, sobrinha, quarta esposa de Cláudio e mãe de Nero.

Historicamente é conhecida como uma mulher “implacável”, “ambiciosa” e “dominadora”. Agripina era uma mulher muito bela e de grande intelecto, queria que seu filho Nero fosse um grande imperador, como Alexandre o grande, por isso buscou Sêneca, o maior filósofo daquela época para ensinar o seu filho.

Assim como no retrato de Calígula, Becca se baseou em uma escultura. Mas além disso, ela conseguiu revelar toda a beleza de Agripina de uma forma que escultura não conseguia, e fez isso sem alterar um único traço.

Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)
Becca Saladin recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena, Agripina e muitas outras personalidades históricas. Nesta obra a artista recriou a bela irmã de Calígula e mãe do imperador Nero, Agripina, conhecida por sua beleza e intelecto. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)

Ana Bolena

Ana Bolena era a irmã de Maria Bolena, amante do rei Henrique VIII. Ana Bolena resistiu às tentativas do rei de torná-la sua amante, até que Henrique VIII decidiu torná-la sua esposa separando-se da primeira esposa Catarina de Aragão. Seu casamento com o rei durou pouquíssimo tempo e foi polêmico, do ponto de vista político e religioso, e resultou na criação da Igreja Anglicana. Becca conta que começou seu projeto com a pintura de Ana Bolena, sendo ela seu personagem preferido e a qual ilustrou como realmente acha que ela poderia se parecer.

Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)
Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. Nesta obra a artista recriou Ana Bolena. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)

A Rainha Elizabeth I

Filha de Ana Bolena e Henrique VIII, Elizabeth I ficou conhecida como “Isabel, A Rainha Virgem” por nunca ter se casado e não ter deixado herdeiros. Aqui a artista manteve a integridade do retrato trazendo apenas alguns detalhes mais modernos como o cabelo liso, maquiagem e uma renda de padrão moderno.

Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)
Becca recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. Nesta obra a artista recriou a Rainha Elizabeth I, Filha de Ana Bolena e Henrique VIII. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)

Júlio César

Caio Júlio César, mais conhecido apenas como Júlio César, foi um líder romano importante no processo de transição do modelo republicano para o Império. Ele foi general, estadista, orador, historiador e legislador, que com a passagem dos séculos não diminuiu a grandeza associada ao seu nome, símbolo do poder e do prestígio da Roma antiga.

Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)
A designer Becca Saladin recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades antigas. Nesta obra a artista recriou o líder romano Júlio César. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Lincoln liderou sua nação durante a Guerra Civil estadunidense, sua guerra mais sangrenta e sua maior crise moral, constitucional e política. Ele preservou a União, aboliu a escravidão, fortaleceu o governo federal e modernizou a economia dos Estados Unidos. Nesta imagem, parece que o presidente dos EUA fez uma viagem no tempo e passeou por Paris.

Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)
Designer recria figuras históricas como Calígula, Nefertiti, Ana Bolena e muitas outras personalidades históricas. Nesta obra, Becca recriou o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. (Imagem: Reprodução Instagram / @royalty_now_)

A artista conta que sempre se maravilhou com as coisas que nos levam ao passado e que queria que todos pudessem ver os acontecimentos históricos e as pessoas da forma que eles realmente se pareciam.

“Acredito que as coisas que nos aproximam do passado são aquelas que nos humanizam verdadeiramente – os corpos de Pompeia, as múmias incas perfeitamente preservadas, os objetos pessoais daqueles que se foram há muito tempo, e mais. Sempre pensei como seria incrível ver os acontecimentos históricos e as pessoas do jeito que realmente aconteceram e do jeito que elas realmente pareciam”, disse Becca .

Para ver mais obras e saber mais sobre o trabalho de Becca Saladin, clique abaixo no perfil no Instagram em que a artista compartilha suas obras.

https://www.instagram.com/p/B6Oi3wbH2UL/

Publicação original SoCientífica.

Compartilhar