NaturezaRevelada a causa de grandes tubarões brancos estarem atacando pessoas

Redação5 dias atrás4 min

Ataques de grandes tubarões brancos estão sendo mais frequentes em partes dos Estados Unidos, e a causa para isso pode estar ligada ao número crescente da população de focas.

Segundo o Express, a população de focas cinzentas – presas comuns de tubarões – disparou nos últimos 40 anos depois que a Nova Inglaterra proibiu a caça em 1972.

Leis que proíbem a caça surgiram após a espécie entrar à beira da extinção e, desde então, leis foram incorporadas para protegê-las da caça.

Desde então, somente em Cape Cod, Massachusetts, Estados Unidos, existem cerca de 50.000 focas.

Pelo excesso desses animais na costa daquela região, grandes tubarões brancos estão sendo atraídos para o local, e como a foca faz parte do paladar deles, é, de certa forma, comida fácil, o que faz eles permanecerem no local.

Humanos, contudo, que não fazem parte do cardápio natural do tubarão, estão sendo vítimas frequentes deles.

No ano passado, um homem de 26 anos morreu após ser mordido por um tubarão enquanto usava uma prancha em Cape Cod, Massachusetts. Um mês antes, um nadador de 61 anos foi atacado e sobreviveu por pouco.

Devido ao risco iminente de ataques, pressão popular para o retorno das caças das focas estão sendo cada vez mais impulsionadas.

A ação é cruel, à primeira vista, mas a prática é conhecida como abate e é uma tática relativamente comum que tem sido usada para gerenciar espécies como pássaros, roedores e cangurus.

Cientistas, como o biólogo marinho Blake Chapman, acreditam que a remoção das focas através do abate seria trágica, citando que esses eventos são “acidentes naturais” que ocorrem.

“É um risco que corremos e, ocasionalmente, esses acidentes naturais acontecem.

“É muito triste e trágico.”

E, “além de remover os animais, não há muito que possamos fazer.”

Uma alternativa, para Chapman, é utilizar novas tecnologias que, eventualmente, possam repelir esses animais de determinadas localizações, já que, segundo ele, mesmo com o abate, eles podem retornar.

O biólogo marinho Greg Skomal cita que uma das causas que as focas também estejam mais próximas da costa seja justamente o aumento de tubarões naquelas regiões, já que essas localizações são naturais de caça desses animais.

FONTE / Express