Grande guerreira viking pode ter sido eslava

SoCientífica
Imagem ilustrativa

Um túmulo do século X na Dinamarca foi pensado para conter os ossos de um guerreiro que se acredita ser uma mulher viking. Mas uma nova análise da sepultura, localizada na ilha de Langeland, sugere que a guerreira não era viking, mas sim eslava, provavelmente da área da atual Polônia.

O pesquisador Leszek Gardeła estava pesquisando mulheres guerreiras vikings quando se deparou com informações sobre o enterro de Langeland. O túmulo, com cerca de 1.000 anos de idade, inclui os ossos da mulher guerreira, juntamente com um machado e uma moeda árabe do século X, que ajudou a datação do enterro. Era o único túmulo no cemitério que continha armas, sugerindo que seu ocupante era um guerreiro, embora os ossos não indiquem que ela morreu em batalha.

Quando Gardeła, do Departamento de Línguas Escandinavas e Literaturas da Universidade de Bonn, olhou para o machado enterrado com a mulher, no entanto, ele reconheceu como uma arma distintamente eslava. “Até agora, ninguém prestou atenção ao fato de que o machado no túmulo vem da área do sul do Báltico, possivelmente a Polônia de hoje”, diz ele em um comunicado de imprensa.

O estilo da sepultura também é eslavo, uma sepultura de câmara com um caixão adicional. Ambos os fatos levaram Gardeła a concluir que o ocupante do enterro é provavelmente de origem eslava.

viking 2
Reconstrução do artista do túmulo de Langeland. (Mirosław Kuźma)

A ideia não é tão surpreendente. Tribos eslavas e tribos Viking estavam intimamente ligadas, lutando entre si, misturando e negociando. “A presença de guerreiros eslavos na Dinamarca foi mais significativa do que se pensava anteriormente; esta imagem surge de novas pesquisas ”, acrescenta Gardeła. “Durante a Idade Média, esta ilha era um caldeirão de elementos eslavos e escandinavos”.

Guerreira
Leszek Gardeła examina um machado encontrado no túmulo de uma mulher suspeita de guerreiro. (Mira Fricke)

Até agora, Gardeła identificou 10 supostos guerreiros vikings que eram mulheres em sua pesquisa, somando-se aos 20 que foram previamente identificados. É um trabalho difícil, em muitos casos, os ossos não sobreviveram nos túmulos, dificultando a identificação definitiva do sexo dos possíveis guerreiros. Em muitos casos, o que é enterrado com o esqueleto, como ornamentos e jóias, sugere seu sexo.

Não se sabe se essas mulheres participaram de ataques ou combates. Mulheres guerreiras tendem a ser enterradas com machados. Raramente as sepulturas incluem coisas como flechas ou pontas de flecha. É possível que suas armas tenham sido usadas ritualisticamente para coisas como cerimônias de adivinhação. Como as bordas das armas encontradas geralmente são imaculadas, é possível que elas tenham sido feitas especificamente como mercadorias de sepultura.

As sagas vikings, escritas na Islândia após o fim da era viking, têm personagens femininas que são guerreiras, como as deusas guerreiras, as Valquírias, indicando que as mulheres guerreiras faziam parte da cultura nórdica. Mas os críticos apontam que as Valquírias, assim como os trolls, dragões e deuses encontrados nas sagas, são ficção. Até agora, relata Gardeła, há escassa evidência de que as mulheres Vikings participaram no combate.

Pelo menos um túmulo de guerreira suspeita, no entanto, sugere que ela pode estar pronta para a batalha. Encontrado em 1878 em Birka, na Suécia, o túmulo do guerreiro incluía dois cavalos sacrificados, uma espada, escudo, pontas de flechas e outras armas. Foi, de fato, o enterro ideal de guerreiro. Em 2017, os pesquisadores usaram o DNA para identificar o ocupante do túmulo como feminino.

No início deste ano, um estudo de acompanhamento confirmou essa conclusão, e os pesquisadores também acreditam que a variedade de armas e armaduras sugere que ela teve uma carreira como arqueira montada. Um jogo encontrado no túmulo usado para traçar a estratégia militar, bem como certas roupas, sugere que ela pode ter sido um comandante de cavalaria ou algum tipo de líder militar.

FONTE / Smithsonian

Compartilhar