10 coisas que as plantas fazem que ninguém sabia

Daniela Marinho
Imagem: Canva

Todo mundo já se pegou pensando nas plantas como meros componentes verdes e monótonos, relegados a papéis limitados em nossa vida, como fonte de alimento ou elementos decorativos, não é mesmo? No entanto, elas possuem um mundo interior tão fascinante que muitas vezes nos passa despercebido. Nesse contexto, confira 10 coisas que as plantas fazem que ninguém sabia, ainda.

Coisas que as plantas fazem que você não sabia: 10 comportamentos curiosos

É compreensível que, em nossa percepção, as plantas sejam frequentemente interpretadas como objetos inanimados, destinadas apenas a crescer, ser coletadas e morrer.

Entretanto, essa visão está longe de capturar a riqueza e diversidade das capacidades do reino vegetal. As plantas são dotadas de habilidades verdadeiramente surpreendentes, capazes de desafiar nossas expectativas mais preconcebidas. Conheça, então, 10 coisas que as plantas fazem que você não sabia que elas poderiam ser capazes.

1. Comunicação via raízes

As árvores se comunicam por meio de uma rede subterrânea de fungos, compartilhando informações sobre previsões e nutrientes. Essa conexão também permite que plantas sejam prejudicadas por produtos químicos tóxicos.

2. Enviando um SOS

As plantas, embora imóveis, têm uma defesa inteligente contra insetos herbívoros. Quando percebem que estão sendo atacadas, liberam substâncias químicas no ar para impedir ataques naturais de insetos invasores. Essa estratégia salva as plantas de serem devoradas, semelhante a pedir ajuda para um irmão mais velho contra um valentão.

3. Uma floresta pode ser feita com apenas uma árvore

coisas que as plantas fazem 1
Imagem: Mateus S. Figueiredo

O maior cajueiro do mundo está em Natal, aqui no Brasil, cobrindo 7.500 metros quadrados, graças aos galhos que crescem lateralmente e se enraízam, criando novas árvores. Ele produz mais de 60 mil frutos de caju. É realmente uma maravilha natural.

4. Pando, o gigante em expansão

Pando, na Floresta Nacional de Fishlake, Utah, parece ser uma floresta de 47.000 álamos tremedores. Contudo, todos esses troncos fazem parte do mesmo sistema radicular gigante, geneticamente idênticos. Pando se reproduz assexuadamente, gerando novos troncos, cobrindo 107 acres e pesando 6.615 toneladas.

Há pelo menos 80.000 anos e já foi o maior organismo vivo do planeta, mas agora esse título pertence aos tapetes de fungos no Oregon. Os álamos tremedores ganharam esse nome devido às folhas que tremem com a brisa mais leve.

5. As plantas podem cheirar

Isso mesmo, as plantas também têm olfato e usam para sobreviver, detectar frutos maduros, cortes em outras plantas e ataques de insetos. Por exemplo, a trepadeira espinhosa parasita pode “farejar” tomateiros e se alimentar deles. Isso foi confirmado por um experimento no qual as trepadeiras cresceram em direção a tomates reais, mesmo quando estavam escondidas.

6. As plantas sabem que horas são

Assim como os seres humanos e animais, as plantas também têm um relógio interno chamado ritmo circadiano. Elas se preparam para diferentes momentos do dia, não apenas reagindo à luz da manhã, mas também biologicamente antecipando o nascer do sol.

Um estudo da Universidade de Cambridge mostrou que as plantas usam açúcares que produzem para regular os genes responsáveis ​​pelo seu ritmo circadiano. Portanto, dizer “acordar com as petúnias” é tão válido quanto “acordar com as galinhas”.

7. A neve é essencial para o trigo

Para certos tipos de trigo conhecidos como trigo de inverno, a neve desempenha um papel crucial na sua sobrevivência durante os invernos frios. A neve é ​​mais do que apenas uma chuva torrencial; ela ajuda o solo a manter a umidade e atua como um isolante, protegendo o trigo e o solo do frio.

Sem a neve, o frio prejudicaria as raízes frágeis das plantas, fazendo com que elas murchassem e morressem, como se estivessem em um clima quente e seco.

8. As plantas podem ver?

No início do século 20, Francis Darwin sugeriu que as plantas tinham células semelhantes às lentes sensíveis à luz, chamadas ocelos. Isso foi esquecido até 2017, quando cientistas notaram que uma bactéria unicelular detectava luz de forma semelhante.

Evidências recentes também mostram que algumas plantas com proteínas relacionadas aos olhos são encontradas em organismos unicelulares. Há também habilidades misteriosas, como a trepadeira Boquila trifoliolata que imita sua planta hospedeira. O interesse na capacidade de “ver” das plantas está crescendo novamente.

9. Sentindo o perigo

coisas que as plantas fazem 2
Imagem: John Tann

O foguete marinho é uma planta única que cresce na areia da praia e tem folhas carnudas. No entanto, a sua investigação vai além disso. Essas plantas são exigentes com seus vizinhos: se perceberem que uma planta próxima não é parente, desenvolvem raízes que absorvem nutrientes do solo de forma agressiva.

Por outro lado, se a planta for parente, o foguete marinho não procede dessa forma.

10. Abelhas com cafeína

As abelhas também têm um gosto por cafeína, que é encontrado em cerca de 55% das plantas com flores. Em um experimento, as abelhas que extrairam néctar com cafeína ficaram mais animadas e dançaram com mais vigor para comunicar a qualidade do néctar às outras abelhas da colmeia.

Isso é semelhante ao efeito da cafeína em humanos que usam para parecer mais enérgicos. As plantas que produzem cafeína provavelmente atraem mais abelhas, pois obtêm resultados positivos, garantindo assim a polinização.