Daniel Gatinel, um oftalmologista da Fundação Rothschild, fez uma ressonância magnética de um paciente saudável esfregando os olhos para ver se isso poderia causar certos problemas oculares. O resultado foi horrível.
É exatamente isso que você viu no vídeo. Quando esfrega os olhos, eles se comprimem em seu crânio.
A ressonância magnética foi realizada como parte da pesquisa de Gatinel sobre como esfregar os olhos afeta a saúde geral dos olhos.
Os efeitos descobertos podem ser muito mais prejudiciais do que se imaginava. Por exemplo, esfregar os olhos pode causar o “ceratocone”, uma condição que faz com que a córnea salte para fora.
“Pela primeira vez, a ressonância magnética dinâmica objetiva o efeito de esfregar os olhos na córnea e nas estruturas orbitais adjacentes”, escreveu Gatinel na descrição do vídeo da ressonância magnética no YouTube . “Este material fornece outra evidência de que o ceratocone (e possivelmente outras doenças oculares) é causado pelo esfregar excessivo dos olhos.”
Esfregar os olhos e ceratocone
As descobertas de Gatinel são revisadas por 24 estudos sobre se esfregar os olhos está relacionado ao ceratocone. De acordo com a revisão, esfregar os olhos causou “o afinamento do ceratócito”, o que pode levar à doença.
O ceratocone é uma condição debilitante e medidas devem ser tomadas para evitá-lo a todo custo, segundo Johns Hopkins Medicine.
Ele não só causa visão turva e sensibilidade à luz, como também casos graves que podem exigir transplantes de córnea, que é uma cirurgia arriscada e séria.
Então, o que fazer se der vontade de coçar os olhos?
A melhor aposta é tratar a causa do problema, e não o sintoma. Então, isso pode ser qualquer coisa, desde o uso de colírios recomendados pelo médico até evitar irritantes oculares, como lentes de contato.
Caso sinta vontade de esfregar, é só se lembrar da ressonância magnética que induz pesadelos. E, caso os sintomas persistirem, busque um especialista.