Você deve se preocupar com o mortal Hantavírus?

Giovane Sampaio
O Hantavírus. (Imagem: Wikipedia)

Há poucos dias, uma publicação do Global Times relatou informações acerca da morte de um homem na China por um vírus mortal chamado Hantavírus. Em plena pandemia do Coronavírus, as pessoas ficaram desesperadas achando que era uma nova epidemia que havia se iniciado e rapidamente tornou-se o assunto mais comentado no Twitter.

Jornais online de todo o mundo noticiaram o ocorrido, mas poucos deixaram claro de que não era uma nova epidemia no seu início. [Misterioso vírus descoberto em Minas Gerais é diferente de qualquer outro]

O Hantavírus

O hantavírus é um vírus encontrado na urina, saliva ou fezes de camundongos infectados e em alguns outros roedores selvagens. Ele é responsável pela Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, uma doença pulmonar rara, porém grave. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas podem ser infectadas com hantavírus. A transmissão comunitário não é característica dele, porém é preciso ter cuidado com o saneamento básico das comunidades para que o vírus não possa se alastrar.

Poucas foram as vítimas do Hantavírus. (Imagem: Pexels)
Poucas foram as vítimas da hantavirose. (Imagem: Pexels)

Não é preciso entrar em pânico

Os casos de transmissão do hantavírus de pessoa para pessoa são extremamente raros, a infecção é conhecida desde a década de 1950 e as vacinas para controle do vírus já foram desenvolvidas. [Vírus da gripe comum foi capaz de eliminar o câncer de bexiga em um paciente]

Alguns websites citaram as palavras da diretora de prevenção e controle de infecções na Universidade de Alberta, Stephanie Smith. Ela chamou as notícias sensacionalistas sobre o hantavírus de “histeria”, enfatizando que o vírus é conhecido há muito tempo. Portanto, não há motivo para alardes.

O famoso site de checagem de fatos em língua inglesa Snoopes.com enfatizou que “o hantavírus não é uma doença nova e não é transmitida entre pessoas. Portanto, ninguém deve ter medo de nenhum surto de doença causado por esse vírus”.

Após ver que a notícia repercutiu, o Global Times citou a opinião do virologista chinês Yang Zhanqiu, da Universidade de Wuhan, na China.

“Não há necessidade de se preocupar com o hantavírus. Esta doença é evitável e controlada, existem vacinas. O hantavírus não é comum nas áreas urbanas. A doença ocorre principalmente nas áreas rurais quando as pessoas encontram roedores durante o trabalho de campo”, explicou ele usando a China como contexto.

Compartilhar