Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Você corre o risco de pegar o coronavírus? 5 perguntas respondidas

O professor de medicina William Petri responde essa e outras perguntas sobre o coronavírus que já afetou de cerca de 90.000 pessoas.

Eu estou em risco?

Agora não, porque atualmente todos os casos do novo coronavírus estão ligados a Wuhan.

Há muitos coronavírus diferentes que se agrupam em três tipos. A gripe comum pode ser causada tanto pelo alfa como pelo betacoronavírus.

O vírus corona nunca foi realmente levado a sério até 2003, quando um vírus corona saltou espécies – provavelmente de morcegos para humanos via civets – e levou à SRA, ou síndrome respiratória aguda grave. Esta capacidade de salto de espécies de coronavírus está sendo observada novamente, agora em Wuhan, no mercado de marisco. Este novo vírus está no grupo dos betacoronavírus. A China estabeleceu agora restrições de viagem para limitar a propagação a partir de Wuhan.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Qual é a grande preocupação com o coronavírus?


Para o novo coronavírus de Wuhan, não há vacina, e falta-nos uma terapia específica. Portanto, é fundamental limitar a propagação através da quarentena dos indivíduos infectados e do rastreio dos contatos.

O que há de tão incomum neste vírus?

Este é um coronavírus que nunca foi visto em humanos antes. Provavelmente veio de morcegos, e é muito mais grave que o coronavírus frio comum. Esta é apenas a terceira vez que vemos um coronavírus saltar espécies de animais para humanos. A preocupação é que este coronavírus vai se comportar como SARS e MERS, ou síndrome respiratória do Oriente Médio em 2012, ambos graves.

As mortes parecem estar entre pessoas de uma certa idade?

Muitas foram em homens mais velhos com condições pré-existentes.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Como posso permanecer seguro?

Antes de mais, não precisa de se preocupar em apanhar isto agora mesmo. Pratique as mesmas precauções que você tomaria para evitar apanhar uma gripe. Os vírus que causam o resfriado comum estão em superfícies de corrimões e maçanetas, por isso lave as mãos, use desinfetantes e fique em casa quando estiver doente.

Por William Petri, professor de Medicina da Universidade da Virgínia.

Este artigo foi publicado originalmente em The Conversation e republicado sob licença, clique aqui para ler o artigo original.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
The Conversation
Publicado por

The Conversation é uma fonte independente de notícias e pontos de vista da comunidade acadêmica e de pesquisa, entregues diretamente ao público.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.