Vídeo mostra peixe dirigindo um carro usando sua inteligência

Mateus Marchetto
Imagem: Hans / Pixabay

Em 2014, pesquisadores criaram um pequeno aquário sobre rodas, como é possível conferir neste vídeo. Como parte do desenvolvimento de um novo software, o carro se movimentava de acordo com a direção em que o peixe dentro dele nadava. Agora uma nova pesquisa mostra que peixes conseguem controlar estes carros e desviar de obstáculos terrestres.

A pesquisa, publicada no periódico Behavioural Brain Research, buscou utilizar um método chamado metodologia de transferência de domínios (domain transfer methodology). Essa ideia se baseia em inserir uma espécie em um ambiente completamente diferente do seu hábitat para verificar suas respostas comportamentais.

Os peixinhos dourados da pesquisa, aparentemente, aprenderam a lidar bem com a situação. Como a equipe pode verificar, e registrar em vídeo, após algumas semanas de treinamento os peixes conseguem controlar seus carros modificados, aprendendo também a desviar de obstáculos no caminho.

Para tanto a equipe usou um aparato que consiste em um aquário sobre rodas que consegue detectar a direção do nado do peixe. Quando o peixinho nada em direção a uma das paredes do aquário, o carro se move para este lado.

Assim, primeiramente a equipe colocou os peixes nos seus veículos para que eles se ambientassem. Depois que eles já estavam acostumados ao aparato, os pesquisadores os ensinaram a movimentar o carro, recompensando-os com comida quando eles faziam um movimento correto.

Após algumas semanas, os peixes conseguiram atravessar uma sala com obstáculos para chegar a uma marcação específica na sala. Além do mais, eles aprenderam a identificar marcações falsas e a manobrar o carro quando preciso.

Por que peixes conseguem controlar carros assim?

Apesar de um peixe dourado dirigindo por aí ser uma ideia incrível por si só, digna de uma série de ficção científica, o propósito da pesquisa ia mais além do que isso. De acordo com o artigo, a ideia era verificar a capacidade de navegação do peixe em um ambiente estranho.

Com os resultados, a equipe verifica que mesmo organismos evolutivamente mais simples do que mamíferos ou aves podem ter uma alta plasticidade nessa transposição de ambientes.

veil tail gadebc9b98 1920
Imagem: Hans / Pixabay

Peixes dourados têm um cérebro condicionado a navegar não só por ambientes aquáticos abertos, mas também por corais e ecossistemas marinhos bastante complexos – em questões de navegação.

“Estes resultados demonstram como um peixe é capaz de transferir sua representação espacial e habilidades de navegação para um ambiente terrestre completamente diferente, portanto apoiando a hipótese de que estes possuem uma qualidade universal que é espécie-independente.”, afirmam os autores no artigo.