Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Vídeo mostra membro de tribo isolada na Amazônia ‘mais ameaçada do mundo’

Imagem: Mídia Índia

Em um vídeo recente, um membro de uma tribo amazônica manuseia um facão, olha para a câmera e depois desaparece na floresta. Acredita-se que o homem filmado seja um membro da tribo Awá, uma tribo isolada que é ameaçada por madeireiros, outros indivíduos e organizações com interesses comerciais nas florestas.

O vídeo foi gravado no estado do Maranhão, pela tribo vizinha Guajajara. Os Guajajara fazem parte de um grupo maior de nativos chamados “Guardiões da Amazônia”. Eles estão tentando defender seus lares já incrivelmente desmatados, bem como os povos indígenas que vivem por ali.

“Esperamos que este vídeo possa gerar algo positivo”, disse Flay Guajajara, membro da tribo que filmou e encaminhou o vídeo para uma organização indígena de produção de filmes chamada Mídia Índia. “Esperamos que ele tenha um impacto em todo o mundo para ajudar a proteger nosso povo e nossa floresta”, acrescentou.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Embora a maioria dos Awá tenha sido contatada por pessoas de fora, há alguns membros da tribo, incluindo o homem (no vídeo), que nunca teria tido contato com outros seres humanos externos.

Veja o vídeo do homem abaixo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os Awá dependem de árvores para alimentação, nozes e frutas, assim como de medicamentos e insumos, como a resina da árvore Maçaranduba. A Survival International chama os Awá de “a tribo mais ameaçada do mundo” e diz que tem sido frequentemente ameaçada e seus membros mortos por madeireiros. O ambiente florestal é absolutamente vital para a sobrevivência desses caçadores-coletores.

Desde que Jair Bolsonaro assumiu o cargo de presidente do Brasil em janeiro passado, ele é acusado de ideologias anti-ambientais prejudiciais à Amazônia e ao seu povo, beneficiando madeireiros, garimpeiros e agricultores.

FONTES / TrustMyScience

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.