Uma viagem espacial pode mudar o seu cérebro

Amanda dos Santos
Para se lançar no espaço há pontos bons e ruins. Foto: Pixabay.

Experimentar a viagem espacial na microgravidade leva a mudanças na anatomia.

Portanto, ir para o espaço pode trazer mudanças permanentes ou por períodos prolongados de tempo, por sobrecarregar nossos corpos.

Vamos analisar as mudanças involuntárias que alguns viajantes espaciais podem ter quando se aventuram para fora do planeta.

A viagem espacial pode trazer novas habilidades motoras, mas também prejudicar a visão

cérebro

Um novo estudo publicado na sexta-feira examinou os cérebros de oito cosmonautas russos. O estudo foi realizado cerca de sete meses após eles retornarem de longas missões à Estação Espacial Internacional.

A princípio, os pesquisadores descobriram pequenas mudanças nos cérebros desses cosmonautas que sugeriam o aumento de habilidades, mas também uma visão ligeiramente mais fraca.

Steven Jillings, o principal autor do estudo, relatou ao Business Insider que todos eles adquiriram algum tipo de nova habilidade motora.

Mudanças nas habilidades motoras e na visão

Os pesquisadores usaram um tipo de ressonância magnética que produz imagens 3D do cérebro dos cosmonautas.

De acordo com essas varreduras, houve um aumento da quantidade de tecido no cerebelo das partes do cérebro responsáveis pelo equilíbrio, coordenação e postura (mostrado em verde no vídeo acima).

Mas as varreduras também mostraram que as pessoas que vivem no espaço podem ter problemas para ver de perto.

Ambas as mudanças podem ser duradouras.