Considerado o único vulcão ativo em toda a Europa Continental, o monte Vesúvio foi o responsável por causar uma das maiores erupções vulcânicas já vistas naquele continente. Foi um evento tão catastrófico, que as cinzas, pedras e lamas provenientes dessa força natural soterram as cidades de Pompéia e Herculano.
Por causa da alta toxidade dos compostos presentes no ar devido a liberação das cinzas, muitos corpos acabaram tendo seus moldes corporais preservados. Um outro fator que influenciou bastante nessa preservação foram as cinzas quentes liberadas, que acabaram por grudarem nos corpos, facilitando a sua preservação de seu formato.
Agora, um novo estudo publicado na revista Nature sugere que as vítimas do vulcão teriam sido dizimadas em menos de 17 minutos. Esta provavelmente foi uma morte rápida, porém particularmente dolorosa.
Relacionado: Encontrados restos de escravo e seu senhor em Pompéia
Para chegar a esta conclusão a equipe de pesquisa mediu a duração do fluxo piroclástico (a nuvem densa de cinzas, gás e vidro vulcânico) logo após a explosão. O modelo criado pelos pesquisadores descobriu que a nuvem, que tinha uma temperatura de mais de 100 ° C, provavelmente encobriu a cidade por 10-20 minutos após a erupção.
Estudos anteriores sugeriram que as poses das pessoas pegas suspensas em ação enquanto viviam suas vidas mostravam que elas não sufocavam, mas morriam no calor extremo, seus corpos chocados em rigor mortis instantâneo, com temperaturas chegando a 300 ° C.
Relacionado: Antigo sistema de drenagem em Pompeia é restaurado e funciona perfeitamente
Já o novo estudo aponta fragmentos de roupas que sobreviveram e não foram queimados pelas correntes de densidade piroclástica (PDC), indicando uma temperatura abaixo do ponto de decomposição para tecidos como seda e lã, que são 130 ° C e 150 ° C, respectivamente.
As novas descobertas sugeriram que a cidade teria sido engolfada pelas cinzas, gás e partículas vulcânicas por entre 10-20 minutos, com a duração média do fluxo sendo de 17 minutos – tempo suficiente para tornar letal respirar as cinzas quentes varridas pelas correntes.