Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Vesúvio matou moradores de Pompéia em 17 minutos, sugere estudo

Uma morte particularmente dolorosa.

Vesúvio matou moradores de pompeia em apenas 17 minutos
Molde de gesso das vítimas de Pompéia no "Jardim dos Fugitivos". (Giannis Papanikos)

Considerado o único vulcão ativo em toda a Europa Continental, o monte Vesúvio foi o responsável por causar uma das maiores erupções vulcânicas já vistas naquele continente. Foi um evento tão catastrófico, que as cinzas, pedras e lamas provenientes dessa força natural soterram as cidades de Pompéia e Herculano.

Por causa da alta toxidade dos compostos presentes no ar devido a liberação das cinzas, muitos corpos acabaram tendo seus moldes corporais preservados. Um outro fator que influenciou bastante nessa preservação foram as cinzas quentes liberadas, que acabaram por grudarem nos corpos, facilitando a sua preservação de seu formato.

Vesúvio
Imagem de Sijocssr por Pixabay

Agora, um novo estudo publicado na revista Nature sugere que as vítimas do vulcão teriam sido dizimadas em menos de 17 minutos. Esta provavelmente foi uma morte rápida, porém particularmente dolorosa.

Relacionado: Encontrados restos de escravo e seu senhor em Pompéia

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para chegar a esta conclusão a equipe de pesquisa mediu a duração do fluxo piroclástico (a nuvem densa de cinzas, gás e vidro vulcânico) logo após a explosão. O modelo criado pelos pesquisadores descobriu que a nuvem, que tinha uma temperatura de mais de 100 ° C, provavelmente encobriu a cidade por 10-20 minutos após a erupção.

Jardim dos Fugitivos, com os moldes em gesso das vítimas do Vesúvio. Wikimédia commons

Estudos anteriores sugeriram que as poses das pessoas pegas suspensas em ação enquanto viviam suas vidas mostravam que elas não sufocavam, mas morriam no calor extremo, seus corpos chocados em rigor mortis instantâneo, com temperaturas chegando a 300 ° C.

Relacionado: Antigo sistema de drenagem em Pompeia é restaurado e funciona perfeitamente

Já o novo estudo aponta fragmentos de roupas que sobreviveram e não foram queimados pelas correntes de densidade piroclástica (PDC), indicando uma temperatura abaixo do ponto de decomposição para tecidos como seda e lã, que são 130 ° C e 150 ° C, respectivamente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

As novas descobertas sugeriram que a cidade teria sido engolfada pelas cinzas, gás e partículas vulcânicas por entre 10-20 minutos, com a duração média do fluxo sendo de 17 minutos – tempo suficiente para tornar letal respirar as cinzas quentes varridas pelas correntes.

Avatar
Publicado por

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.