Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Um submarino nuclear afundado está vazando material radioativo no Oceano Atlântico

Uma equipe de cientistas russos e noruegueses fez uma descoberta sombria no Oceano Atlântico.

Apenas uma semana depois de um submarino russo ter sido incendiado, matando 14 marinheiros, pesquisadores enviaram um submarino para coletar amostras dos destroços afundados de outro submarino nuclear, que pegou fogo em 1989 e causou a morte de 42 tripulantes.

Os resultados preliminares de sua investigação indicam que os níveis de radiação na água perto do duto de ventilação do submarino soviético são até 800.000 vezes maiores do que o esperado na água do mar – sugerindo que poderemos estar lidando com as repercussões do desastre recente nas próximas décadas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Esta não é a primeira vez que os pesquisadores detectaram níveis de radiação mais altos que o normal em torno dos destroços do K-278 Komsomolets, que afundou a cerca de 260 quilômetros da costa norueguesa e está a cerca de um quilômetro abaixo da superfície do oceano.

“Pegamos amostras de água de dentro desse duto em particular porque os russos documentaram vazamentos aqui tanto nos anos 90 quanto mais recentemente em 2007”, disse a líder da expedição Hilde Elise Heldal em um comunicado à imprensa.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Então não ficamos surpresos em encontrar altos níveis aqui.”

Embora os níveis atuais sejam mais altos do que o normal, de acordo com Heldal, eles não são altos o suficiente para ameaçar peixes ou frutos do mar noruegueses – por enquanto, a equipe planeja estudar cuidadosamente suas amostras coletadas e continuar monitorando os destroços em busca de sinais de que a radiação está ficando pior.

Fontes / ScienceAlert / Futurism

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.