Por doenças, acidentes ou envelhecimento natural, a cartilagem das articulações pode ficar permanentemente danificada, mas injetar hidrogel impede que isso aconteça. Na verdade, trata-se de um novo hidrogel com propriedades únicas, que fornece uma estrutura na qual as células da cartilagem conseguem crescer. A implantação é através de cirurgia simples.
“Em breve começaremos os testes em humanos”, disse Qiuning Lin, da Universidade Jiao Tong em Xangai, China. O material em questão não endurece até ser exposto à luz ultravioleta por cerca de 10 segundos, além de se fixar firmemente à cartilagem enquanto ela é reparada.
Dificilmente a medicina consegue corrigir os danos da cartilagem, porque o tecido não cicatriza bem em adultos (quando cicatriza), então, injetar hidrogel é bastante promissor. Atualmente, a única maneira de tentar corrigir esse problema é implantando células de cartilagem, que, na maioria das vezes, são da própria pessoa que está em tratamento. Desde 1987 os profissionais usam essa técnica, contudo, ainda encontram um nível muito alto de dificuldade.
Injetar hidrogel promete corrigir sérios problemas em pouco tempo
“Acima de tudo, o maior desafio é fixar com firmeza as células na área com danos”, afirmou Lin. Além disso, ela explica que tal procedimento faz com que as pessoas demorem para se recuperar totalmente, pois por um longo período não podem colocar peso sobre as articulações.
A alternativa de injetar hidrogel acabaria com esse problema, pois a aplicação é rápida, simples e, sobretudo, mantém as células no lugar depois de definidas. Os últimos testes realizados em porcos foram promissores, em até seis meses após a aplicação do produto (carregado com células de cartilagem), os danos se corrigiram. Todavia, quando a aplicação ocorreu sem as células, o resultado não foi favorável.
Os estudos em animais analisaram o tratamento da cartilagem articular com danos, que é a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos. Entretanto, grande parte das lesões no joelho, por exemplo, envolvem o menisco, cartilagem que fica entre os ossos.
Conforme relataram, outros estudos precisarão ser concluídos para identificar a melhor maneira de injetar hidrogel nas cartilagens danificadas das articulações. Dentre eles, apontarão se é possível (ou não) reparar o menisco. Além desse uso, a engenharia de tecidos da pele também poderá usar o gel, e ensaios clínicos já estão em andamento para confirmar a eficácia da operação. “Obtivemos resultados promissores”, concluiu Lin.