Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Tunelamento quântico em água é provado real

Uma teoria quântica proposta pela primeira vez quase 90 anos atrás foi confirmada real.

Uma teoria quântica proposta pela primeira vez quase 90 anos atrás foi confirmada, potencialmente galvanizando novas abordagens em áreas tão diversas, de biossensão médica ao armazenamento de energia solar.

Os pesquisadores da Universidade de Sydney, David McKenzie e Enyi Guo, reportam na revista Proceedings of the Royal Society que eles demonstraram com sucesso o tunelamento quântico na água – um fenômeno predito pelo físico teórico britânico Ronald Gurney em 1931.

O tunelamento quântico é um dos produtos mais estranhos da mecânica quântica e depende da dualidade onda-partícula de partículas subatômicas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A teoria descreve como em certas circunstâncias uma partícula irá derrotar as restrições da física clássica quando confrontada com uma barreira. As equações clássicas mostrarão que a partícula não tem energia suficiente para superar fisicamente o obstáculo, mas a dualidade onda-partícula permite um túnel através dela.

A capacidade das partículas para o túnel agora está bem estabelecida. É fundamental para a fusão nuclear, e é a base do microscópio de tunelamento de varredura (STM). No entanto, apesar das previsões, até agora nunca tinha sido observado na água.

Para explorar a teoria de Gurney, McKenzie e Guo colocaram eletrodos de ouro em água pura e executaram uma corrente de baixa tensão entre eles.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Eles então se concentraram em medir a contribuição para a corrente constante decorrente de dois processos: a neutralização de íons absorvidos na superfície dos eletrodos e o tunelamento de elétrons entre eletrodos e íons ainda em solução.

Eles determinaram que os elétrons que passavam por túnel para e de íons próximos aos eletrodos representavam a maior parte da corrente. Eles também descobriram que os cálculos de Gurney eram um pouco mais marcantes quando os valores reais se tornaram conhecidos, mas confirmou que os refinamentos posteriores feitos pelo químico nascido no Canadá e o prêmio Nobel Rudolph Marcus estavam no dinheiro.

Para os físicos não-teóricos, a descoberta pode parecer bastante reconciliável, mas McKenzie observa que as descobertas de Guo e suas descobertas têm ramificações significativas para algumas indústrias muito grandes.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Isso estabelece a base para métodos novos e rápidos para detectar impurezas biomédicas na água, com implicações potencialmente importantes para técnicas de biossensão”, diz ele.

“Uma melhor compreensão da eletrólise é cada vez mais importante para aplicações em energias alternativas no que às vezes é chamado de “economia de hidrogênio”. [Cosmos Magazine]

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...