Três irmãs: por que plantar milho, feijão e abóbora juntos?

Alessandra Martins
Imagem: Ecoliteracy.org

Um jardim “três irmãs” é um tipo de plantação companheira onde milho, feijão e abóbora são cultivados juntos. As três plantas se beneficiam de várias maneiras devido a seus respectivos papéis e características. No entanto, outras plantas, como hortaliças, podem ser plantadas próximas para aproveitar parte desses benefícios.

O milho fornece estrutura para o crescimento das ramas de feijão, enquanto o feijão fornece nutrientes valiosos ao solo que ajudam o milho a absorver melhor a umidade e os nutrientes. A abóbora ajuda a reter a umidade e protege as plantações da luz solar direta e erosão.

Por que milho, feijão e abóbora são cultivados juntos?

As três plantas, quando cultivadas juntas, fornecem umas às outras o suporte e proteção necessários para maximizar sua eficiência e rendimento. O milho fornece uma estrutura para as ramas de feijão subirem, levando a uma ventilação melhorada, desta forma o feijão encontra mais condições para realizar a fotossíntese

Enquanto isso, o feijão fornece compostos fixadores de nitrogênio que enriquecem a fertilidade do solo e melhoram sua capacidade de retenção de água. As abóboras agem como cobertura no solo (substituindo a cobertura morta), ajudando a reter a umidade e evitando que a luz solar excessiva atinja diretamente as plantações.

Como plantar um jardim de três irmãs?

Plantar as três irmãs é relativamente simples. Comece encontrando um canteiro elevado adequado ou um local grande que receba bastante luz solar e tenha um solo bem drenado. Prepare bem o solo usando matéria orgânica e adubos naturais como farinha de osso.

Três irmãs - plantar milho, feijão e abóbora juntos
Imagem: Public Domain Pictures

Embora seja melhor semear o milho primeiro devido ao seu período de germinação mais longo, os fundamentos permanecem os mesmos: plante de quatro a seis sementes juntas (2-3 grãos de milho e 1-2 feijões) em colinas espaçadas a meio metro de distância e montes de abóboras ou outras culturas de ramas em torno de cada colina após o surgimento das mudas. Regue regularmente para obter melhores resultados!

Dicas para colheita

Quando a estação de cultivo estiver chegando ao fim, é hora de começar a colher as três irmãs. Comece com o feijão e a abóbora primeiro, visto que, eles exigem menos tempo para amadurecer. Para o milho, espere até que os topos dos talos sequem e pareçam quebradiços. Após remover os grãos não amadurecidos, torça lentamente e puxe cada espiga para trás até que ela se separe do talo. Aproveite sua deliciosa colheita!

Outros usos do método de jardinagem das três irmãs

As tribos nativas americanas costumavam usar esse método de jardinagem para evitar a erosão do solo, pois os altos talos de milho ajudam a estabilizar o solo e mantê-lo no lugar.

Além disso, os produtores tradicionais relatam que plantar suas colheitas juntas pode criar relacionamentos benéficos entre as plantas, pois competem por recursos como: água, sol e fertilizantes. Por fim, usar a técnica das três irmãs pode ser uma ótima maneira de reduzir os danos causados por pragas, pois os feijões atuam como repelentes de insetos-pragas, protegendo as outras culturas.