Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Terremoto em Santa Catarina? Relatos de tremores de terra

Tremores de terra foram sentidos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, levantando temores de um possível terremoto no sul do país.

Britagem em Gaspar, no Vale do Itajaí. Imagem: Reprodução/Britagem Barracão

Tremores de terra foram sentidos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, levantando temores de um possível terremoto no sul do país.

Segundo informa o ND+, portal de notícias da região sul do Brasil, moradores das cidades de Gaspar, Brusque e Ilhota, que ficam no Vale do Itajaí, relataram tremores pela manhã de sábado (8).

Publicações em redes sociais relataram o ocorrido, perguntando se outros moradores também haviam sentido. Nos comentários, várias pessoas, inclusive de outras cidades, confirmaram e um debate se iniciou.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Um terremoto em Santa Catarina?

Devido a raríssima incidência de terremotos no Brasil, há pouco investimento por parte de governos e empresas privadas para a detecção desses fenômenos. Mas o Vale do Itajaí possui um histórico que não se faz descartar a possibilidade de um terremoto.

Região onde fica situada o Vale do Itajaí em Santa Catarina. Imagem: Wikipedia

De acordo com o geólogo Juarês Aumond, nos últimos 60 anos ocorreram três terremotos de pequena intensidade no Vale, todos na escala Richter 3. Mas a Defesa Civil, referente ao novo ocorrido, descartou a possibilidade de ter sido.

A causa do tremor

A região é conhecida por possuir empresas que realizam explosão de rochas, para o comércio de britas. Uma das empresas realizou uma explosão às 10h30 no dia de sábado, levando a crer que o empreendimento possa estar relacionado.

Segundo muitos moradores, foi possível ouvir um estrondo antes das ondas de tremores chegarem até onde estavam.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para o geólogo Juarês Aumond, essa é a causa mais provável para o tremor, mas faz um alerta. Segundo ele, se esse for realmente o que aconteceu, houve um excesso significativo de carga explosiva.

Outra hipótese, porém de causa menos provável, seria a explosão ilegal em construções urbanas. Além da ação estar fora da lei, coloca em risco a vida das pessoas, segundo o geólogo.

Elisson Amboni
Publicado por

Fundador dos sites SoCientífica e Revista Quarka. Fotógrafo da Natureza, redator e tradutor. Inclinado à História (Natural e Humana) e Filosofia.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.