Tremores de terra foram sentidos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, levantando temores de um possível terremoto no sul do país.
Segundo informa o ND+, portal de notícias da região sul do Brasil, moradores das cidades de Gaspar, Brusque e Ilhota, que ficam no Vale do Itajaí, relataram tremores pela manhã de sábado (8).
Publicações em redes sociais relataram o ocorrido, perguntando se outros moradores também haviam sentido. Nos comentários, várias pessoas, inclusive de outras cidades, confirmaram e um debate se iniciou.
Um terremoto em Santa Catarina?
Devido a raríssima incidência de terremotos no Brasil, há pouco investimento por parte de governos e empresas privadas para a detecção desses fenômenos. Mas o Vale do Itajaí possui um histórico que não se faz descartar a possibilidade de um terremoto.

De acordo com o geólogo Juarês Aumond, nos últimos 60 anos ocorreram três terremotos de pequena intensidade no Vale, todos na escala Richter 3. Mas a Defesa Civil, referente ao novo ocorrido, descartou a possibilidade de ter sido.
A causa do tremor
A região é conhecida por possuir empresas que realizam explosão de rochas, para o comércio de britas. Uma das empresas realizou uma explosão às 10h30 no dia de sábado, levando a crer que o empreendimento possa estar relacionado.
Segundo muitos moradores, foi possível ouvir um estrondo antes das ondas de tremores chegarem até onde estavam.
Para o geólogo Juarês Aumond, essa é a causa mais provável para o tremor, mas faz um alerta. Segundo ele, se esse for realmente o que aconteceu, houve um excesso significativo de carga explosiva.
Outra hipótese, porém de causa menos provável, seria a explosão ilegal em construções urbanas. Além da ação estar fora da lei, coloca em risco a vida das pessoas, segundo o geólogo.