Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Terra versus Marte: um comparativo resumido

Em 19 de maio de 2005, o Mars Exploration Rover Spirit da NASA registrou essa visão deslumbrante quando o Sol desaparecia abaixo da borda da cratera de Gusev em Marte. Crédito de Imagem: NASA / JPL-Caltech / Texas A & M / Cornell

Elaboramos uma tabela com as principais características dos dois planetas a título de comparação.

O quarto planeta a partir do Sol, Marte é um mundo frio e desértico com evidências de antigas inundações. Este planeta dinâmico tem estações, calotas polares, vulcões, cânions e clima. Marte é um dos corpos mais explorados em nosso sistema solar, e é o único planeta que enviamos os chamados ‘rovers’ para percorrer a vermelha paisagem alienígena.

Imagem que compara Marte e Terra em seus tamanhos relativos corretos. Marte (diâmetro 6.790 quilômetros) tem apenas um pouco mais da metade do tamanho da Terra (diâmetro 12.756 quilômetros). Observe a diferença de cor entre os dois planetas. Quase 70% da superfície terrestre é coberta por água líquida. Em contraste, a superfície Marte é dominada por uma cor avermelhada, coberta de rocha e poeira. Os quatro círculos escuros na imagem de Marte são as montanhas de origem vulcânica conhecidos como Tharsis Montes. A África está no centro da imagem da Terra.

Imagem que compara Marte e Terra em seus tamanhos relativos corretos. Marte (diâmetro 6.790 quilômetros) tem apenas um pouco mais da metade do tamanho da Terra (diâmetro 12.756 quilômetros). Observe a diferença de cor entre os dois planetas. Quase 70% da superfície terrestre é coberta por água líquida. Em contraste, a superfície Marte é dominada por uma cor avermelhada, coberta de rocha e poeira. Os quatro círculos escuros na imagem de Marte são as montanhas de origem vulcânica conhecidos como Tharsis Montes. A África está no centro da imagem da Terra. De Viking Orbiter Views of Mars, NASA SP-441, p. 14 / Lunar and Planetary Institute -LPI

Marte é um mundo semelhante à Terra, guardadas as devidas proporções, mas os dois planetas são realmente mundos distantes e muitos mistérios permanecem. Aqui está um resumo do que se sabe:

Terra Marte
Diâmetro 12.756 quilômetros (cerca de 7.926 milhas). Saiba mais aqui. Aproximadamente 6.794 quilômetros (4.222 milhas), ou 53 por cento do diâmetro terrestre.
Vida Sim. Desconhecemos.
Vida inteligente Alguns dizem que sim. Não, provavelmente micróbios seja a melhor hipótese.
Distância do Sol 1 unidade astronômica (AU), ou cerca de 150 milhões de quilômetros (93 milhões de milhas) em média. Varia de 1,381 AU a 1,666 AU devido a órbita não circular (órbita elíptica).
Temperatura Muito quente no verão ou muito frio no inverno, dependendo do local (ou às vezes as duas opções ao mesmo tempo). Média: 8,5 graus Celsius (47,3 graus Fahrenheit) sobre áreas terrestres. Mais quente se o ar sobre os oceanos for incluído. Absurdamente frio na maior parte do tempo. Congelante na maior parte da superfície. Média planetária: -55 graus Celsius (-67 graus Fahrenheit). Você pode arregaçar as mangas em momentos fugazes no verão durante o dia.
Característica mais impressionante É vista azul do espaço exterior, devido a dois terços de água Parece ruivo do espaço exterior, devido a estar coberto com ferro oxidado. Os terráqueos chamam ferro oxidado de “ferrugem”.
Radiação cósmica Mansa, devida à cortesia da proteção provida por um campo magnético forte. Problemática, devido a um campo magnético fraco.
Clima Furacões, tufões e tornados são um problema real. Nevoeiro revoltante e interminável na costa da Califórnia. Muita falta de chuva em partes da África. Muito úmido em muitos outros lugares. As tempestades de poeira são abundantes. Às vezes, todo o planeta fica obscurecido. Redemoinhos de poeira que se elevam mais alto na atmosfera do que os furacões terrestres e tempestades parecidas com furacões tão do tamanho do Texas.
Massa 1 massa terrestre. Em quilogramas, é cerca de 6 com vinte e quatro zeros depois. Mas para ser exato equivale a 5,97237×1024 kg. Cerca de 10,7 por cento da massa terrestre. Ou exatos 6,4171×1023 kg.
Maior mistério Como a vida começou. Existe vida?
Maior mito O que diz que nós realmente não fomos a Lua. Um suposto rosto fotografado na superfície do planeta em 1976. Um famoso caso de pareidolia.
Dia 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. 24 horas, 37 minutos, 22,5 segundos.
Ano 365 dias (o tempo necessário para dar uma volta ao redor Sol). 687 dias terrestres, ou cerca de 670 dias marcianos.
Gravidade Equivale a 9.780 m/s2 no equador ou 9.832 m/s2 nos polos, ambos ao nível do mar. Por definição, equivale a gn = 9,80665 m/s2 37,6 por cento da gravidade terrestre ao nível do mar. Ou seja, equivale a 3,711 m/s2
Inclinação do eixo de rotação 23,5 graus. 25 graus.
Satélites A Lua, o nosso único satélite natural, mais vários satélites de comunicação e toneladas de lixo espacial. Dois satélites naturais, Fobos e Deimos, mais dois enviados pela NASA e mais um a ser lançado.
Atmosfera Bastante. Cerca de 76 por cento do ar é nitrogênio, com cerca de 21 por cento de oxigênio. Os próximos elementos mais comuns, em ordem, mas em quantidades muito pequenas: argônio, dióxido de carbono, néon. Não muito. Menos de 1 por cento da densidade do ar da Terra na superfície e tem principalmente dióxido de carbono (95,3 por cento), com traços de oxigênio (0,15%).
Riscos vulcânicos Você no lugar errado e na hora errada diga adeus. Está próximo? Tire uma foto. Nada além de remanescentes: ex-bestas subindo silenciosamente no ar.
Cavernas Muitas, e são ótimos lugares para a vida microbiana se esconder. Talvez, e eles são prováveis locais para os humanos se esconderem.
Neve Toneladas. Como 1.140 polegadas na rua Mt. Baker em Washington durante a temporada 1998-99, um recorde mundial. Isso equivale a 29 metros (95 pés). Sim, surpreendentemente, mas você não gostará de esquiar nela. E está derretendo, talvez devido ao aquecimento global.
Gelo de água Sim, muitas vezes invisível sob pneus de carro em movimento. Sim, boa parte dela invisível e sob a superfície ou sob outro tipo de gelo no polo sul.
Gelo seco Com certeza. 1.900 quilogramas (4.200 libras) são usados semanalmente em apenas um show de Vegas. Toneladas, cobrindo o gelo de água no polo sul.
Água Inunda em alguns lugares, especialmente em porões, cai do céu, principalmente durante piqueniques. Muita na forma congelada. E possivelmente muito do tipo líquido há muito tempo.
Melhor foto The Blue Marble. Não foi possível decidir, já que tivemos 10 especialistas escolhendo.
The Blue Marble: a Terra como visto pela Apollo 17 em 1972. O registro foi feito em 07 de dezembro daquele ano, quando a tripulação da Apollo 17 seguia em direção à Lua. Esta é uma das fotos mais reproduzidas de toda a história. (Crédito: NASA)

The Blue Marble: a Terra como vista pela Apollo 17 em 1972. O registro foi feito em 07 de dezembro daquele ano, quando a tripulação da Apollo 17 seguia em direção à Lua. Esta é uma das fotos mais reproduzidas de toda a história. (Crédito: NASA)

Adaptado do texto de Robert Roy Britt para o Space.com. Foto em destaque: Mars – in depth / NASA Solar System. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...