Connect with us

Hi, what are you looking for?

Reprodução/Instagram

Giro

Surfista encontra ‘objeto misterioso’ na beira-mar de Jaguaruna, SC

João Baiuka estava percorrendo a beira-mar quando de longe avistou um brilho que despertou a sua curiosidade.

Uma peça inicialmente não identificada, apareceu na orla da praia Figueirinha, na região de Jaguaruna. O objeto foi encontrado pelo empresário e surfista, João Alberto Schmitz Filho, o João Baiuka, na última sexta-feira, 2 e segundo ele, foi trazida pela ressaca do ciclone em alto mar.

Ele conta que estava percorrendo a beira-mar de carro retornando de Jaguaruna, quando de longe avistou um brilho, e se deparou com o objeto que despertou a sua curiosidade. “Parei, olhei, fiz a remoção e levei para casa na tentativa de descobrir do que se tratava. Parecia ser uma peça muito cara e preparada”, conta João.

E para sua surpresa, após postar o vídeo sobre o ocorrido em suas redes sociais, a repercussão foi grande e logo descobriu do que se tratava.

Continua depois da publicidade

O equipamento encontrado por João é um sismógrafo e serve para estudos da crosta oceânica. Adquirido pelo Observatório Nacional em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  foi construído na Inglaterra e em 2019, lançado em alto mar no Espírito Santo, em uma profundidade de quase dois mil metros.

“Os responsáveis já tinham dado a peça como perdida e ficaram felizes por terem reencontrado. Já combinamos de virem buscar. Ela é única no Brasil e tive a sorte de  achá-la aqui em nossa região”, conta satisfeito.

Assista ao desfecho da história:

Continua depois da publicidade

Matéria originalmente publicada em Portal Litorial Sul.

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje