Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

A superfície da Terra está tremendo 50% menos, graças à COVID-19

superficie-da-Terra-esta-tremendo-50-menos
Foto: Imperial College Londo.

A redução nas atividades desenvolvidas pelos homens durante a pandemia de COVID-19 apresentou um resultado interessante: a superfície da Terra está tremendo 50% menos. Conforme uma pesquisa feita pelo Observatório Real da Bélgica e de outras cinco instituições, como o Imperial College London, indicou que a redução foi maior nas áreas mais povoadas.

Isso provavelmente aconteceu pelo fechamento de atividades industriais e a redução no número de viagens. Assim, o período entre março e maio de 2020 é considerado o mais silencioso da história, entre os ruídos sísmicos. Dessa forma, foi possível até que os pesquisadores ouvissem sinais de terremotos, ajudando a diferenciar o som gerado pelas duas coisas distintas.

Um momento para entender como as atividades humanas afetam a Terra

Segundo o coautor Dr. Stephen Hicks, do Departamento Imperial de Ciências e Engenharia da Terra, esse estudo é importante para mostrar como as atividades humanas afetam a Terra. Além disso, permite diferenciar o que é ruído causado pelos homens e o que é natural do planeta.

Continua depois da publicidade

“Esse período silencioso é provavelmente o maior e mais longo amortecimento do ruído sísmico causado pelo homem desde que começamos a monitorar a Terra em detalhes usando vastas redes de monitoramento de sismômetros”, afirmou.

O ruído sísmico é medido por instrumentos conhecidos por sismômetros. São ondas que podem surgir devido a terremotos, vulcões e bombas, assim como pela atividade diária humana, incluindo viagens e a indústria.

Em 2020 o número de terremotos não diminuiu, mas houve uma grande queda no ruído sísmico gerado pelo homem. O estudo mostrou que os principais resultados foram obtidos nas áreas urbanizadas, embora também tenham sido encontrados resultados interessantes em região remotas.

Continua depois da publicidade

É normal que os ruídos gerados pelos homens sejam reduzidos nas épocas mais calmas do ano, como durante o Natal ou o Ano Novo, assim como no Ano Novo Chinês. Alguns pesquisadores estão chamando o feito de “ruído antropogênico” (causado pelo homem).

A superfície da Terra está tremendo 50% menos?

Para chegar a um resultado, foram analisados dados sísmicos de uma rede global com 268 estações sísmicas, em 117 países. Dessa forma, perceberam uma redução significativa em 185 destas estações. Aliás, os pesquisadores iniciaram o trabalho pela China, seguindo pela Europa, conforme o vírus se alastrava e medidas restritivas eram tomadas.

As maiores quedas foram registradas em Cingapura e Nova York, mas também em áreas remotas como na Floresta Negra da Alemanha e em Rundu, na Namíbia. Um dos melhores exemplos é Barbados, onde o período de bloqueio coincidiu com a estação turística, gerando queda de 50% nos ruídos.

Continua depois da publicidade

Nas últimas décadas o ruído sísmico aumentou bastante, conforme as economias e populações cresciam. Mas, a alteração nas rotinas causada pela pandemia proporcionou uma nova experiência aos pesquisadores. Segundo o principal autor do estudo, Dr. Thoma Lecocq, do Observatório Real da Bélgica, isso é importante para avaliar ruídos naturais do planeta e prevenir desastres.

“Com o aumento da urbanização e o aumento da população global, mais pessoas estarão vivendo em áreas geologicamente perigosas. Portanto, será mais importante do que nunca diferenciar entre ruído natural e humano. para que possamos ‘ouvir’ e monitorar melhor os movimentos do solo sob nossos pés. Este estudo pode ajudar a dar um pontapé inicial neste novo campo de estudo”.

O estudo foi publicado em Imperial College London.

Continua depois da publicidade

Com informações de PHYS ORG.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.