Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Estas são as melhores e as piores máscaras para COVID-19

Saiba quais são as melhores e as piores máscaras contra a COVID-19.

Máscaras para COVID-19
(Imagem: Kilito Chan / Momento / Getty Images)

As máscaras para COVID-19 são essências para se prevenir contra o vírus. Elas são um fator determinante para se evitar a propagação do vírus.

Tal fato foi constatado em uma análise preliminar de 194 países, em que locais que não adotavam o uso de máscaras tinham um aumento semanal de 55% nas mortes por Coronavírus per capita após o primeiro caso relatado, em comparação com 7% nos países que apoiavam o uso de máscaras.

Esses dados foram reforçados ainda através de um estudo da Universidade de Washington, que previu que os EUA poderiam evitar pelo menos 45.000 mortes por Coronavírus em novembro, se 95% da população usasse máscaras em público.

Continua depois da publicidade

As máscaras para COVID-19 não são iguais

Apesar de todas as máscaras conferirem algum nível de proteção, algumas são mais eficazes do que outras. Anteriormente, já falamos aqui sobre um estudo que identificou o melhor material para a fabricação de máscaras caseiras contra o coronavírus.

O ideal de uma máscara para COVID-19 é que ela bloqueie grandes gotículas respiratórias de tosses ou espirros, assim como os aerossóis, os quais são pequenas partículas transportadas pelo ar, produzidas quando as pessoas falam ou expiram.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as máscaras médicas são recomendadas apenas para profissionais de saúde, idosos, pessoas que tenham a saúde mais frágil ou que tenham contraído o vírus. Para as pessoas saudáveis em geral, são recomendadas as máscaras de pano. No entanto, as máscaras de pano não possuem a mesma qualidade entre si.

Continua depois da publicidade

Foi o que disse Ram Business Asfour, médico de doenças infecciosas no condado de Marin, na Califórnia, sobre a eficácia das máscaras de pano: “Depende da qualidade”.

Por esse motivo, os cientistas avaliaram quais materiais de máscara eram mais eficazes para se proteger do Coronavírus.

Máscaras para COVID-19 mais eficazes

As máscaras selecionadas como melhores entre os cientistas são as N99 e N95, por fazerem a filtragem de partículas virais melhor.

Continua depois da publicidade
Melhores máscaras contra o Coronavírus
(Reuters / Nicholas Pfosi)

As N95 e N99 acabam sendo mais eficazes porque elas se fecham mais firmemente ao redor do nariz e da boca, fazendo com que poucas partículas entrem. Além disso, elas possuem fibras emaranhadas que filtram os patógenos no ar.

Depois delas, as melhores são as máscaras cirúrgicas descartáveis. Elas conseguem reduzir a transmissão do vírus tanto por gotículas respiratórias quanto por aerossóis menores. Sendo três vezes melhores do que máscaras caseiras.

Em terceiro, estão as máscaras “híbridas” que combinam duas camadas de algodão com 600 fios com outro material como seda, chiffon ou flanela. Elas filtram mais de 80% das partículas pequenas (menos de 300 nanômetros) e mais de 90% das partículas maiores (maiores que 300 nanômetros).

Máscaras são essenciais agora, mas o material faz toda a diferença 2
Nesse modelo, um manequim utiliza uma máscara facial com duas camadas, feita em algodão de chiffon. Foto: Florida Atlantic University, Verma ETC.

Por último estão as máscaras caseiras, que possuem um percentual menor de proteção, mas, ainda assim, são úteis para se prevenir contra o vírus.

Conclusão

Não podemos esquecer que utilizar as máscaras da forma errada também é algo muito prejudicial para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar ao máximo tocar no rosto ou na máscara. Também é importante não tirar a máscara do rosto quando for falar.

Continua depois da publicidade

Lembre-se que a prevenção é a melhor solução contra o Coronavírus, e utilizar as máscaras da forma adequada é um dos principais meios de prevenir o contágio.

Com informações de Science Alert.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...