Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Stephen Hawking, a estrela mais brilhante da cosmologia moderna, morre aos 76 anos

As idéias do professor Hawking moldaram a cosmologia moderna e inspiraram o público global em milhões.

Stephen Hawking morre aos 76 anos, disse sua família.

O físico britânico era conhecido por seu trabalho com os buracos negros e a relatividade, escrevendo vários livros científicos populares sobre o tema, incluindo o aclamado Uma Breve História do Tempo.

“Estamos profundamente entristecidos pela morte de nosso amado pai”, disse um comunicado da família.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com 22 anos, Stephen Hawking foi informado que viveria apenas alguns anos depois de ter sido diagnosticado com uma forma rara de doença no neurônio motor.

A doença o deixou restrito à cadeira de rodas e quase incapaz de falar, exceto através de um sintetizador de voz.

Sua família disse que ele morreu pacificamente em sua casa perto da Universidade de Cambridge, onde ele fez grande parte de seu trabalho inovador sobre os buracos negros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Na declaração de seus filhos, Lucy, Robert e Tim disseram: “Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”.

Eles elogiaram sua “coragem e persistência” e disseram que seu “brilho e humor” inspirou pessoas em todo o mundo.

“Ele disse uma vez: ‘Não seria muito um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama’. Nós vamos sentir falta dele para sempre.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O professor Hawking foi o primeiro a estabelecer uma teoria da cosmologia como uma união da relatividade e da mecânica quântica.

Fonte: BBC

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...