Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Seus olhos revelam quase todos os segredos de sua identidade

olhos
Rastreamento ocular consegue identificar expressões e padrões dos olhos. (Pixabay)

Quando mencionamos algo sobre o olhar, imediatamente lembramos do famoso dizer popular: “os olhos são o espelho da alma”. No entanto, o que antes era tido somente como um ditado popular, foi algo de investigação científica.

O que nossos olhos podem revelar?

Um estudo, publicado na Privacy and Identity Management, andou investigando acerca de como o mercado de rastreamento tem sido intensificado com o passar do tempo, principalmente no quesito de melhorar a produção de Inteligência Artificial. Conhecido por rastreamento ocular, a técnica visa usar o movimento dos olhos como uma espécie de controle remoto, para que o indivíduo consiga realizar algumas tarefas.

Relacionado: Córnea sintética permite que cego recupere totalmente a visão

Continua depois da publicidade

Porém, para que essa técnica seja usada de maneira correta, o rastreamento ocular exige uma série de informações pessoais do sujeito, tais como: a identidade biométrica do usuário, gênero, idade, etnia, peso, traços de personalidade, uso de drogas, estado emocional, habilidades, medos, interesses e preferências sexuais. Por esse motivo, é que muitos tendem a dizer que sim, com apenas um olhar, é possível desvendar os mistérios que cercam as pessoas.

olhos e o rastreamento ocular
Este gráfico mostra a quantidade de informações capturadas por câmeras de rastreamento ocular e a quantidade de dados que podem ser inferidos a partir disso. (Jacob Leon Kröger, Otto Hans-Martin Lutz, Florian Müller)

Como se tais informações ainda não fossem o suficiente, com esse rastreamento será possível identificar se a pessoa possui ou não a presença de distúrbios. Dentre eles podemos citar: transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Parkinson, Alzheimer e esquizofrenia.

A tecnologia de rastreamento ocular

Além de todas as informações citadas acima, essa tecnologia ainda consegue identificar a quantidade de vezes que o indivíduo pisca, a velocidade na qual sua pupila dilata. Essa última função é ideal para que sejam evitados alguns problemas de saúde causados pelo consumo de drogas e álcool.

Relacionado: Isto é o que acontece se você espirrar de olhos abertos

Continua depois da publicidade

As câmeras utilizadas nessa tecnologia conseguem verificar se o olhar do indivíduo está normal, usando os seguintes parâmetros: se estão vermelhos, se estão secos ou lacrimejantes, e analisar a cor e a textura da íris. A presença de rugas, expressão facial, cor da pele são somente mais algumas características observáveis através dessa tecnologia.

Além disso, os olhos poderão ajudar no avanço a técnica conhecida por ser usada na biometria ocular. Onde é possível identificar quem é o indivíduo, usando somente o padrão de sua íris. Portanto, esse avanço tecnológico pode ser grandemente útil para aumentar a segurança mundial.

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...