Saturno reivindica o trono com 145 luas: um novo recorde no Sistema Solar

62 novas luas foram descobertas orbitando o planeta.

Damares Alves
Representação artística de Saturno. Imagem: Freepik

Saturno, o planeta anelado, sem dúvida balançou o universo astronômico esta semana. O reinado outrora incontestável de Júpiter como o planeta com mais luas em nosso Sistema Solar foi desafiado com a descoberta de 62 novas luas orbitando Saturno. Esta revelação surpreendente eleva o total de luas de Saturno para um impressionante 145, ofuscando as 95 luas de Júpiter.

A equipe de pesquisadores internacionais fez a descoberta cósmica que resultou nessa reviravolta. Através do uso preciso e detalhado de dados do Telescópio Canadá-França-Havaí, localizado no cume de Mauna Kea, no Havaí, eles conseguiram desvendar a existência dessas novas luas durante um período de 2019 a 2021.

A maravilha da ciência espacial nos permite vislumbrar essas luas previamente indetectáveis, muitas das quais são tão pequenas que seu diâmetro mal excede 2,5 quilômetros. Imagine algo do tamanho da Praça dos Três Poderes, em Brasília, orbitando o segundo maior planeta do nosso Sistema Solar!

Estas novas luas são classificadas como “luas irregulares”, devido às suas órbitas elípticas e distantes. Em um desfile cósmico de rebeldia, muitas dessas luas se movem em sentido retrógrado, desafiando a rotação de Saturno. Isso levanta a hipótese fascinante de que todas essas luas minúsculas podem ser fragmentos de uma “lua mãe” maior, que se desintegrou há milhões de anos.

Brett Gladman, professor de astronomia e astrofísica da University of British Columbia, sugeriu que uma lua de tamanho moderado pode ter sido destruída ao redor de Saturno há cerca de 100 milhões de anos, levando à formação dessas luas menores. As novas luas devem ser oficialmente reconhecidas em breve pela União Astronômica Internacional, abrindo um novo capítulo na história do nosso Sistema Solar.

Assim, Saturno, o gigante gasoso com seu cinturão de anéis deslumbrantes, arrebata o título de “o planeta com mais luas”. Este é um lembrete vibrante de que, na vastidão do universo, ainda há muito a ser descoberto. Agora, com um total de 145 luas, Saturno reina supremo!