Saiba como utilizar o leite para combater as pragas do seu jardim

Elisson Amboni
Imagem: Almar Creative/The Spruce

A jardinagem une tranquilidade e contato com a natureza, mas pragas como pulgões e ácaros ameaçam esse refúgio. Conscientes dos riscos dos pesticidas químicos, jardineiros buscam alternativas naturais, como o óleo de neem e o sabão de Castela.

No entanto, o leite de vaca, um ingrediente cotidiano, surge como solução eficaz contra insetos de corpo mole. Um estudo de 2016 na Scientia Horticulturae comprova sua eficácia também como fertilizante e fungicida.

Como o leite controla as pragas

O leite integral contém minerais essenciais, como cálcio e magnésio, além de um alto teor de gordura. Quando aplicado a insetos de corpo mole, como pulgões, tripes e ácaros, a gordura espessa e cremosa os sufoca de fato. Jardineiros observaram esse fenômeno e o compartilharam como um método natural de controle de pragas.

Além de ser um inseticida natural e eficaz, a aplicação de leite proporciona vários benefícios às plantas e ao solo. À medida que escorre até a base, nutrientes essenciais como proteína, cálcio, magnésio e potássio são absorvidos pelo solo, oferecendo um aumento vital de nutrientes.

aguando as plantas
Imagem: Tetra Images

O uso do leite como uma solução natural de controle de pragas contrasta fortemente com os efeitos nocivos dos pesticidas comerciais. Essas alternativas químicas podem contaminar o solo ao redor das plantas tratadas e perturbar o ecossistema ao redor por anos, possivelmente sem nem mesmo resolver o problema da praga. Portanto, o leite oferece uma alternativa ecológica, eficaz e rica em nutrientes para o controle de pragas e o apoio à saúde das plantas.

Como usar o leite para o controle de pragas em seu jardim

Para usar efetivamente o leite como pesticida natural em seu jardim, reúna os seguintes materiais: leite integral, água e um frasco de spray vazio. Se não tiver um frasco de spray, considere enxaguar e reutilizar um frasco velho de um produto de limpeza.

Siga estas etapas simples:

1. Prepare a mistura: Encha o frasco de spray com partes iguais de leite e água, criando uma solução de 50% a 50%.
  2. Aplicar a mistura: Pulverize o líquido diretamente sobre os pulgões ou ácaros diariamente até que as pragas não estejam mais presentes nas plantas.
  3. Armazenamento adequado: Mantenha a mistura de leite na geladeira.
  4. Monitoramento: Observe suas plantas para ver se há pragas recorrentes e repita a aplicação conforme necessário.

Atenção

O uso excessivo de leite nas plantas pode ser prejudicial. As bactérias presentes no leite podem inibir o crescimento e murchar as plantas. A gordura do leite integral pode gerar mau cheiro, enquanto o leite desnatado está associado a problemas como podridão negra, podridão mole e mancha de Alternaria em determinadas culturas.