Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Rios do mundo inteiro estão contaminados com níveis preocupantes de antibióticos

Em uma pesquisa massiva de rios feita em 72 países, os pesquisadores encontraram antibióticos em 66% dos 711 locais amostrados. Muitas das vias navegáveis ​​mais poluídas pela droga estavam na Ásia e na África, onde até o momento não havia muitos dados.

A poluição ambiental causada por antibióticos é um fator de resistência microbiana aos medicamentos, que ameaça a saúde pública.

As pessoas deveriam estar tão preocupadas com a evolução da resistência no exterior quanto com a resistência que existe em seus próprios quintais, diz William Gaze, ecologista microbiano da Universidade de Exeter Medical School, na Inglaterra, que não esteve envolvido na pesquisa.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Mesmo que os países ricos diminuam a contaminação por antibióticos, os micróbios resistentes aos remédios podem viajar de um lado para o outro do mundo em pessoas que viajam, aves que migram ou na comercialização de  alimentos e animais, diz ele. “É um problema global e precisamos de soluções globais”.

Cerca de um terço dos locais pesquisados ​​no ano passado não continha nenhum nível detectável de antibióticos. Mas 66 por cento, ou 470 dos locais, mostraram resultado positivo para pelo menos um dos 14 tipos de antibióticos testados.

Leia também: Desmatamento é a principal preocupação dos Brasileiros, revela pesquisa.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

E quase 16%, ou 111 locais, continham concentrações consideradas inseguras, com base nos níveis de segurança estimados pela AMR Industry Alliance, uma coalizão global de biotecnologia e farmacêutica. A aliança estabeleceu seus limites de segurança baseados em níveis que não matariam algas no meio ambiente nem promoveriam resistência ao matar as bactérias suscetíveis.

“Eu não estava esperando o grau de concentração que vimos. Isso foi bem revelador ”, diz o químico ambiental Alistair Boxall, da Universidade de York, na Inglaterra, que conduziu a pesquisa com John Wilkinson, colega da Universidade de York. Os dois apresentaram seus resultados em 27 de maio e 28 de maio em Helsinki em uma reunião da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental .

A escala do estudo é sem precedentes, diz Boxall. Anteriormente, a maioria das pesquisas se concentrava na América do Norte, Europa e China. Assim, Boxall e Wilkinson enviaram kits de coleta de água para colegas de todo o mundo e, em seguida, testaram amostras de um total de 165 rios para 61 drogas, incluindo os 14 antibióticos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

As amostras continuam a aparecer e os pesquisadores planejam liberar mais dados no futuro. “Em última análise, seria bom se pudéssemos obter amostras de todos os países do mundo”, diz Boxall.

Muitos locais dos considerados com níveis inseguros de antibióticos foram contaminados com mais de um desses medicamentos.

O antibiótico mais comumente encontrado foi o trimetoprim, usado para tratar infecções do trato urinário, que apareceu em 43 por cento dos locais amostrados. Outros antibióticos que ocorreram foram sulfametoxazol, ciprofloxacina e metronidazol. Alguns dos antibióticos que os pesquisadores procuraram – incluindo oxitetraciclina, amoxicilina e cloxacilina – não foram detectados em nenhum local.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Amostras do rio Kirtankhola, em Bangladesh, perto da cidade centro-sul de Barisal, continham as mais altas concentrações de antibióticos de qualquer local pesquisado. O nível de metronidazol se aproximou de 40.000 nanogramas por litro, ou cerca de 300 vezes o nível seguro. A droga comumente prescrita ciprofloxacina excedeu os níveis de segurança por um fator de oito.

Leia também: Desmatamento encurrala chuva na Amazônia.

Altas concentrações de antibióticos também foram encontradas em amostras de rios perto das cidades de Accra, Gana; Nairobi, Quénia; Lahore, Paquistão; Lagos, Nigéria; e Nablus, Israel. Os locais mais contaminados na Europa estavam em um afluente urbano do Danúbio na Áustria. E o rio mais poluído dos EUA foi encontrado em North Liberty, Iowa, perto de muitas fazendas de criação de animais.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para descobrir como os antibióticos estavam entrando nos cursos de água, os pesquisadores fizeram algumas investigações. O Google Street View mostrou que alguns locais contaminados estão próximos a fábricas farmacêuticas, o que poderia estar liberando descarga nos cursos de água, dizem os pesquisadores. 

Fotos de vários locais altamente poluídos na África e na Ásia também mostraram lixo amontoado ao longo de margens de rios, bem como caminhões de transporte de esgoto nas proximidades, diz Boxall.

As características do rio, como a profundidade da água, a rapidez com que flui e se um local de amostragem está localizado rio abaixo de uma cidade ou hospital também teria um impacto sobre as concentrações de drogas, diz Boxall.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Boxall, Wilkinson e seus colegas planejam testar como os antibióticos nos níveis medidos podem afetar as algas e outros organismos no meio ambiente. Os pesquisadores esperam que seu trabalho leve os formuladores de políticas em todo o mundo a tomar medidas para conter a poluição por antibióticos.

ORIGINAL INGLÊS: Many of the world’s rivers are flash with dangerous levels of antibiotics. [Science News].

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...