Qual era a altura de Jesus?

Dominic Albuquerque
Jesus provavelmente tinha a mesma altura média dos homens de sua época. Imagem: Pexels

Ainda que a Bíblia não diga muito sobre a altura de Jesus, estudiosos tem uma boa noção do quão alto ele era, baseando-se na média de altura das pessoas que viviam na mesma época.

A Bíblia dá alguns detalhes esparsos acerca da aparência de Jesus, mas não diz nada sobre a sua altura. Para alguns estudiosos, isso é um fator chave – significa que ele tinha uma altura mediana.

Em Mateus 26:47-56, por exemplo, Judas Iscariotes teve que apontar quem era Jesus para os soldados romanos. Isso sugere que ele tinha uma aparência similar a dos seus discípulos. Da mesma maneira, o evangelho de Lucas oferece uma anedota sobre um coletor de impostos “baixinho” chamado Zaqueu, que tentava encontrar Jesus.

Como era um homem baixo, Zaqueu não conseguia avistá-lo na multidão, tendo que subir numa árvore para procurá-lo. Se Jesus fosse um homem muito alto, Zaqueu poderia tê-lo visto, mesmo com outras pessoas ao redor.

Além disso, a Bíblia frequentemente deixa explícito quando alguém é alto (ou baixo, como Zaqueu). Figuras bíblicas, como Saul e Golias, por exemplo, são descritas de acordo com sua altura.

Mas afinal, qual era a altura de Jesus? Provavelmente, a altura mediana da época. E para descobrir a medida certa disso, alguns estudiosos analisaram como eram as pessoas que viviam no Oriente Médio durante o século I.

Qual era exatamente a altura de Jesus?

Se Jesus Cristo tinha uma altura mediana para a época em que viveu, é possível fazer algumas estimativas.

“Jesus teria tido uma aparência como a dos homens do Oriente Médio”, explicou Joan Taylor, que escreveu o livro What Did Jesus Look Like? “Em termos de altura, um homem médio do seu tempo tinha 1,66m.”.

jesus christ face
Se Jesus tivesse uma aparência similar às dos homens da sua época, ele provavelmente seria parecido com essa imagem. Imagem: Richard Neave

Um estudo de 2001 chegou à mesma conclusão. O artista médico Richard Neave e uma equipe de antropólogos forenses britânicos e israelenses, juntos a programadores de computador, examinaram um crânio do século I para entender melhor as características das pessoas da época.

Baseando-se no crânio, eles supuseram que Jesus Cristo – no caso de possuir uma altura mediana – tinha 1,55m e 49kg.

“Usar ciência arqueológica e anatômica ao invés de interpretações artísticas faz com que essa seja a probabilidade mais precisa já criada até então”, explicou Jean Claude Bragard, que usou a imagem de Neave para Cristo no seu documentário para a BBC, Son of God.

Ao longo dos anos, estudiosos usaram métodos como os de Taylor e Neave para ter uma ideia melhor de como Jesus era, desde a sua altura até a cor dos olhos.

Hoje em dia, temos uma boa ideia de como era a aparência dele. Por ter nascido e vivido no Oriente Médio, durante o século I, ele provavelmente tinha cabelos escuros, olhos castanhos e pele em tom de oliva. Taylor assume que ele também mantinha seus cabelos curtos, e usava uma túnica simples.

Contudo, nunca saberemos com certeza. Todas essa suposições são apenas isso: suposições. E ainda que os arqueólogos encontrassem um esqueleto, seria difícil discernir de quem ele era. Atualmente, até a localização da tumba de Jesus está em discussão.

Ainda assim, baseando-se nas evidências disponíveis, pode-se fazer conjecturas instruídas acerca do assunto. Portanto, ainda que Jesus Cristo tenha sido impressionante de várias maneiras, sua altura provavelmente não foi uma delas.

Compartilhar