Connect with us

Hi, what are you looking for?

Referência

Quais são os tipos sanguíneos?

(Imagem: Pixabay)

Todo o nosso sangue é constituído, em parte, por glóbulos vermelhos. Essa estrutura celular é a responsável por distribuir o oxigênio por todo o organismo. Sua coloração está associada à presença de hemoglobina em sua estrutura. Há também os glóbulos brancos, conhecidos como leucócitos. Esses auxiliam no combate às infecções e plaquetas, que promovem a coagulação do sangue. Mas, como saber quais são os tipos sanguíneos?

O que determina o tipo de sangue?

Além dos glóbulos vermelhos e brancos, o sangue humano possui, em sua constituição, a presença de antígenos. Esse patógeno, além de desencadear a produção de anticorpos, é a proteína responsável por definir a tipagem sanguínea de um indivíduo.

LEIA MAIS: Novo estudo sugere que as expressões faciais são universais

Continua depois da publicidade

No geral, existem cerca de 33 sistemas de tipagem sanguínea, entretanto, somente 2 estão sendo usados mais frequentemente. Assim, os dois sistemas poderão ser nomeados como: ABO e Rh-positivo / Rh-negativo. No qual dão origens à 8 tipos de sangue conhecidos: A-positivo, A-negativo, B-positivo, B-negativo, AB-positivo, AB-negativo, O-positivo, O-negativo.

tipos sanguíneos e fator rh

Classificação quanto ao fator Rh. (Imagem: Pixabay)

O tipo sanguíneo de um indivíduo é definido pelos genes provenientes do pai e da mãe. Dessa forma, é herdado características genéticas de ambos, para dar origem a uma nova pessoa. Um outro determinante para conseguir compreender sobre o tipo do sangue, está relacionado ao sistema ABO e o fator Rh.

Sistema ABO

Em geral, um indivíduo deve herdar um par de antígenos, um proveniente do pai (A) e outro da mãe (B). Resultando em um sangue tipo AB. No caso de um sujeito com tipo O, existem 6 genótipos que resultaria nessa tipagem sanguínea, AA, AB, BB, AO, BO, OO.

tipos sanguíneos

Tipos sanguíneos quanto ao fenótipo. (Imagem: Pixabay)

Essas combinações são feitas a partir dos 4 fenótipos, A, B, AB e O, que são os tipos sanguíneos existentes no mundo. Por exemplo, se o pai é tipo A e a mãe tipo B, para que o descendente seja tipo O, é necessário que um deles possua o antígeno O em seu sangue.

Fator Rh

Trata-se de um outro importante antígeno encontrado nos glóbulos vermelhos que dará  ao tipo sanguíneo um sinal de positivo ou negativo. Portanto, se um indivíduo não possuir tal proteína em sua corrente sanguínea, ele será considerado Rh-negativo. Caso as células possuam esse fator, serão chamados de Rh-positivos.

Continua depois da publicidade

No momento de uma transfusão, um indivíduo sendo Rh-positivo poderá receber doação de Rh-positivo e Rh negativo. Em contrapartida, uma pessoa com Rh-negativo só poderá receber de Rh-negativo.

Por que é importante saber os tipos sanguíneos?

A produção de anticorpos no organismo terá início após o sistema imunológico reconhecer que algum patógeno invadiu o corpo. Assim, essa substância protetora é a que irá defender o organismo contra vírus e bactérias.

Como esses anticorpos atacam substâncias que comumente não deveriam estar presentes no sangue, pode vir a acontecer que o antígeno seja atacado. Portanto, caso seja preciso realizar uma transfusão de sangue, é imprescindível que o hospital tome o dobro de cuidado nesse momento.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Dieta reversa: é eficiente e saudável para perda de peso?

Um indivíduo com sangue AB possui os antígenos A e B, portanto, poderá receber sangue de ambos os tipos, A e B. Enquanto pessoas com o tipo O só podem receber de outro sujeito com tipo O. No entanto, o tipo sanguíneo O é considerado como doador universal, e pode fazer doações para todos os outros tipos de sangue.

Dessa forma, se o paciente apresenta tipo sanguíneo A e recebe o B, os anticorpos irão fazer o trabalho deles. Assim, irão reconhecer que tais tipos sanguíneos não são bem-vindos ao organismo e os destruirão.

Continua depois da publicidade

Com informações da Healthline.

Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Plantas & Animais

Novos estudos mostram que as tarântulas habitam o planeta por mais de 120 milhões de anos.

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Plantas & Animais

Um estegossauro era um tanque de guerra feito de carne e ossos. Assim como outros grupos de dinossauros com armaduras naturais, os estegossauros possuíam...