Em todo o Sistema Solar, o único objeto que brilha com sua própria luz é o Sol. Essa luz sempre irradia na Terra e na Lua de acordo com a posição do Sol, iluminando metade do nosso planeta e refletindo também na superfície da Lua. Isso origina, assim, as diferentes fases da Lua.
Toda noite, o nosso satélite solitário cresce ou mingua, alterando sua forma aparente no céu, se tornando cheio e brilhante, depois diminuindo até desaparecer da nossa visão por completo, para depois retornar.
O Sol sempre ilumina metade da Lua, enquanto a outra metade permanece escura. Segundo o Lunar and Planetary Institute, a Lua leva 29.5 dias para completar todo o ciclo lunar.
Vamos conferir aqui as diferentes fases da Lua e o que causa cada uma delas.
As fases da Lua
Lua Nova
É a fase invisível da Lua, com o lado iluminado voltado para o Sol, e o lado escuro voltado para a Terra. Nessa fase, a Lua se encontra na mesma parte do céu onde o Sol está, nascendo e se pondo junto a ele. Além do seu lado iluminado estar “de costas” para a Terra, ele também fica presente durante o dia.
Nessa fase, a Lua não passa diretamente entre a Terra e o Sol, devido à inclinação da sua órbita. Na nossa perspectiva terrestre, ela só passa próxima a ele. Nessa fase, não conseguimos enxegar o nosso satélite no céu.
Lua Crescente
Essa fase da Lua ocorre quando o lado iluminado do satélite está, em sua maioria, virado na outra direção, com apenas uma porção da Lua visível a partir do nosso planeta. Ele cresce diariamente, a medida que a órbita da Lua revela um pouco mais do seu lado iluminado. Nessa fase, a Lua surge um pouco mais tarde a cada dia.
Quarto Crescente
A Lua agora está a um quarto da sua jornada mensal, e podemos ver metade do seu lado iluminado. Pode parecer como se fosse uma meia-lua, mas não estamos vendo a metade completa da Lua, apenas a metade da sua metade iluminada.
Uma Lua na fase de quarto crescente surge em torno do meio-dia, e se põe à meia-noite. Ela se posiciona bem no alto do céu, permitindo uma ótima vista.
Crescente Gibosa
Agora, a maior parte da face iluminada da Lua se torna visível, e ela começa a brilhar mais no céu.
Lua Cheia
Isso é o mais próximo do que poderíamos ver do lado iluminado da Lua (tecnicamente, essa seria a verdadeira meia-lua). A Lua fica oposta ao Sol, na perspectiva terrestre, e isso permite que a iluminação solar revele essa face do satélite. A Lua cheia nasce em torno do pôr do sol, e se põe ao nascer do sol.
A Lua vai se manter “cheia” por dois dias antes de passar para a próxima fase.
Minguante Gibosa
A medida que a Lua retorna em direção ao Sol, o lado oposto do satélite começa a refletir sua luz. Assim, a face iluminada parece diminuir, mas é a órbita da Lua que está, simplesmente, retirando-a da nossa visão. A Lua nasce mais tarde a cada noite.
Quarto Minguante
Essa Lua parece meio-iluminada da nossa perspectiva, mas o que estamos vendo é metade da metade iluminada pelo Sol — ou seja, um quarto. Uma Lua na fase quarto minguante surge em torno da meia-noite, e se põe ao meio-dia.
Lua Minguante
A Lua está quase completamente escura, ao ponto em que sua órbita começa a fazer o lado iluminado se voltar para o Sol novamente, fazendo com que enxerguemos apenas uma pequena curva da sua forma.