Primeiro ninho de titanossauro descoberto no Brasil

Dominic Albuquerque

Há muitos milhões de anos, criaturas magníficas caminhavam sobre a Terra. Dentre os dinossauros famosos, os saurópodes estão entre os que mais chamam atenção, devido ao pescoço longo que tinham, e ao seu tamanho colossal.

Recentemente, paleontólogos descobriram o primeiro ninho de titanossauo, um gênero de saurópode, no Brasil.

O ninho foi encontrado na zona rural de Ponte Alta, município de Uberaba, Minas Gerais. Muitos ninhos de titanossauros já foram encontrados ao redor do mundo, e os mais conhecidos se localizam na Argentina.

De fato, a Argentina possui um número impressionante de ninhos, inclusive com embriões ainda nos ovos, provavelmente pertencentes aos grupos maiores dos titanossauros que viviam no Cretáceo Superior, o Saltasauridae e Colossosauria.

Apesar da abundância de ninhos no país vizinho, poucos foram encontrados em outros países sul-americanos. Especialmente no Brasil, pouco material foi descoberto – e publicado – até então.

Titanosauria Nesting 2022 Fiorelli Martinelli Silva et al
Imagem: Fiorelli, Martinelli, da Silva, … et da Silva Marinho, 2022

Todavia, pela primeira vez, reporta-se uma quantidade alta de ninhadas encontradas na mina abandonada da Lafarge, em Ponte Alta. O estudo, publicado na Scientific Reports, confirma, então, o primeiro ninho de titanossauro do Brasil, referentes ao período do Cretáceo Superior.

Para os ninhos registrados até então, essa seria a localidade mais ao norte na América do Sul.

O primeiro ninho de titanossauro do Cretáceo Superior em território brasileiro

A descoberta reflete o avanço dos estudos de paleontologia no Brasil, e a riqueza que o território apresenta. As informações coletadas apontam não apenas que os ovos eram de fato de titanossauros, como também que havia uma colônia deles fazendo ninhos em Ponte Alta, milhões de anos atrás.

Esse grupo de dinossauros era herbívoro, e conseguiu se espalhar por todo o mundo durante o período cretáceo, alcançando o maior tamanho de animal terrestre que já pisou na superfície. O termo “titanossauro” significa “lagarto titânico”, em referência ao seu tamanho colossal.

Brasil e Argentina são os países odne há a maioria dos espécimes e espécies encontrados até então, das menores às maiores.

image
Sequência de postura até a fossilização dos ovos. Imagem: Fiorelli, Martinelli, da Silva, … et da Silva Marinho, 2022

75% das espécies de titanossauro foi encontrada só na Patagônia, por exemplo.

Todavia, locais ao redor mundo também apresentam abundância de ninhadas e ovos de titanossauro, o que significa que esses gigantes tinham capacidades reprodutivas biológicas complexas e diversas, e isso trazia benefícios evolutivos a esse grupo de criaturas.

Segundo o estudo, entender o comportamento dos titanossauros em criar seus ninhos é importante para compreender como eles conseguiram se espalhar por todos os continentes durante o Cretáceo.

Os titanossauros tinham o costume de fazer ninhos em diversos tipos de ambiente, além de apresentarem comportamentos diversos de aninhamento. De acordo com os registros paleontológicos, a maioria das espécies enterrava os ovos no substrato, para que fossem chocados pelo calor térmico ou solar.

A pesquisa sugere, devido aos diferentes níveis onde os ovos e cascas foram encontrados, que os titanossauros da região costumava retornar periodicamente ao mesmo local para reproduzir, bem como para analisar se era um habitat onde deveriam se manter.

Esse comportamento de analisar locais com qualidade para reproduzir e permanecer sustenta a ideia de que os titanossauros migravam na época de reprodução, pois teriam necessidades específicas para criarem seus ninhos.