Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Primeira caminhada espacial feminina é cancelada

Primeira caminhada espacial feminina não será realizada na próxima sexta-feira

Está programado para a astronauta Christina Koch fazer sua primeira caminhada espacial sozinha
Está programado para a astronauta Christina Koch fazer sua primeira caminhada espacial nesta sexta-feira, mas não com outra astronauta como havia sido inicialmente previsto pela NASA. (Créditos da imagem: Victor Zelentsov/NASA).

A primeira atividade extraveicular na ISS com astronautas mulheres ficara para outra ocasião, anunciou a NASA. Motivo: não há trajes espaciais adequados.

Não havia sido planejado como uma missão histórica, mas representaria um momento histórico: a primeira “caminhada espacial” exclusivamente feminina. Mas, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, este momento terá que esperar por causa de um problema básico: os tamanhos de trajes espaciais.

Estava programada uma atividade extraveicular (EVA, sigla para extravehicular activity) para as astronautas Anne C. McClain e Christina H. Koch que, juntas no espaço na próxima sexta-feira (29), precisariam usar um traje espacial de tamanho médio. Mas apenas um está disponível na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Continua depois da publicidade

A missão segue inalterada. Na sexta-feira, dois astronautas executarão atividades fora da ISS. Essa missão está prevista para durar cerca de seis horas e o objetivo é instalar baterias de íons de lítio que ajudarão a alimentar o laboratório de pesquisa espacial. A astronauta Koch ainda está escalada para participar, juntamente com seu colega astronauta Nick Hague, enquanto McClain fez sua primeira “caminhada espacial” na semana passada.

Mas a realização da primeira atividade extraveicular somente com astronautas mulheres na ISS terá que acontecer em outro momento. “Quando consultamos McClain e Hague após caminhada no espaço [na semana passada], os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, em parte devido à disponibilidade de roupas espaciais na ISS”, disse a NASA em um comunicado.

Stephanie Schierholz, porta-voz da NASA, disse em uma entrevista na segunda-feira (26) que já havia dois trajes médios na ISS.

Continua depois da publicidade
A astronauta Anne McClain durante atividade externa na Estação Espacial Internacional

Anne McClain trabalhou na sexta-feira passada (22) na estrutura Port-4 da Estação Espacial Internacional durante uma caminhada espacial que durou 6 horas e 39 minutos. Essa EVA (atividade extraveicular) serviu para atualizar a capacidade de armazenamento de energia da estação. (Foto: NASA / AFP)

Mas há alguns problemas. McClain achava que poderia trabalhar em um traje de tamanho grande, mas após sua caminhada espacial na sexta-feira passada (22), quando ela usou um traje de tamanho médio, McClain informou que o tamanho médio lhe servia melhor. Koch também usa o mesmo tamanho.

E dos dois trajes de tamanho médio disponíveis, um ainda não foi configurado corretamente para uma atividade no espaço. Levaria horas de trabalho da equipe — para não mencionar algum risco adicional — para configurar a tempo o traje para que pudesse ser usado caminhada da próxima sexta-feira. Em vez de fazer isso, a NASA decidiu simplesmente trocar os astronautas.

Na próxima sexta-feira, a astronauta Koch e seu companheiro Hague serão apoiados por uma equipe que inclui várias mulheres em cargos-chave, incluindo a diretora de voo do espaço, Mary Lawrence, e a chefe geral, Jackie Kagey.

Em uma conferência no Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, neste mês, Lawrence, Kagey e Kenneth Todd, gerente de integração de operações da estação espacial, disseram que as autoridades não reconheceram imediatamente a importância da programação original para a “atividade extraveicular” de sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Leia também “Astronauta registra em vídeo trajetória de foguete”

Foi só quando discutiram o cronograma durante uma reunião que perceberam que era a primeira vez que agendaram uma caminhada espacial exclusivamente feminina.

No final, ambas as astronautas terão feito uma caminhada espacial — só que não juntas.

Informações: The New York Times

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...