Por que não podemos beber água do mar?

Jamille Rabelo
Imagem: Getty Images

Você está perdido no meio do mar sem água doce, olha ao redor e ver toda essa água. Pode sentir-se tentado a beber água do mar apesar do seu sabor salgado. Infelizmente, isto só iria piorar o seu caso.

Pode parecer contraditório, mas pode-se morrer de sede quando se está rodeado de água.

Isto acontece porque a água do mar, longe de saciar a nossa sede, pode nos levar à desidratação.

O que tem na água do mar que não podemos beber?

Tal como a água doce, a água do mar contém muitos sais dissolvidos e minerais essenciais ao nosso organismo, incluindo sódio, cloro, cálcio e magnésio.

Quantidade de água no corpo humano
Imagem: Pixabay

Contudo, a água do mar é 1000 vezes mais concentrada em sal (cloreto de sódio) do que na água doce: contém em média 30 a 40 gramas de sal por litro.

Esta concentração é muito elevada para os nossos corpos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a não exceder 5 a 6 gramas de sal por dia.

Então, beber 1,5 litros de água do mar é 10 vezes a dose diária!

Como resposta, quando o corpo é confrontado com um excesso de sal, tenta dissolvê-lo, liberando água das células.

Este fenômeno, denominado osmose, tenta restabelecer o equilíbrio entre a concentração de sal dentro e fora das células.

Uma vez que a água tenha deixado a célula, ela é eliminada na urina. Como resultado, as células tornam-se desidratadas e nós ficamos com ainda mais sede!

Resumindo, se a água que bebemos estiver mais concentrada em sal do que a água do nosso corpo, a eliminação do excesso de sal requer mais água do que a que a bebida fornece. O balanço hídrico é negativo e, portanto, temos que tirar do nosso próprio corpo.

Beber a própria urina ou não?

Há lendas que beber a própria urina pode ser uma solução. Mais uma vez, isto é uma má ideia.

A urina é também muito salgada (cerca de 2g de sal por litro), mas contém principalmente resíduos expelidos, que os rins terão de eliminar novamente. Isso pode levar a uma sobrecarga de trabalho e pode ser perigoso a longo prazo.

A água doce é, portanto, essencial para uma boa hidratação. No entanto, não é recomendado beber água completamente desmineralizada, precisamos de outros nutrientes além da água. Cuidado com as jarras de filtragem que removem todos os minerais.

Compartilhar